Movimento de cargas em portos no Brasil bate recorde e cresce 3,9%

Representantes da Capitania dos Portos, do Corpo de Bombeiros e da DFAE vistoriam as balsas que levarão os fogos de artifício da festa de Réveillon de Copacabana

A movimentação de cargas nos portos brasileiros em 2015 foi a maior já registrada na história do país, atingindo 1,006 bilhão de toneladas. O número - 3,9% superior às 968,87 milhões de toneladas de 2014 - foi divulgado nesta quarta-feira (18) pela Secretaria de Portos da Presidência da República.

O levantamento considera as informações obtidas em diversas fontes. Entre elas, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica e Companhias Docas. Em 2015, a maior parte da carga transportada foi granel sólido, responsável por 62,75% do movimento. Em segundo lugar, ficaram as cargas de granel líquido (22,37%), vindo, a seguir, contêineres (9,87%) e cargas soltas (5,01%).

Por tipo de carga específica, o destaque foi o minério de ferro com 364 milhões de toneladas movimentadas em 2015 e um crescimento de 5,35% em 12 meses. Ainda segundo o levantamento, que tem por base dados agregados da WebPortos, 64,58% do comércio exterior por meio de portos utilizaram terminais de uso privado (TUPs), construídos e explorados diretamente por empresas, com autorização do Poder Público.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Homem enche carrinho com 72 garrafas de Heineken, carnes e outros produtos, tenta sair sem pagar e acaba preso

Veja mais

Homem diz que descobriu traição, ameaça de morte a esposa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso após furtar capacete em motoneta e depois jogar fora em lote vago

Veja mais

Homem é preso em flagrante após ameaçar ex-companheira e causar danos a viatura em Patos de Minas

Veja mais

Caminhonete é arremessada e para tombada após ser atingida por Jeep na BR 352, em Arapuá

Veja mais

Temporal arranca árvores, destelha imóveis e causas estragos no distrito de Beira Rio

Veja mais