Movimentação de Luzes nos céus de Patos de Minas intriga moradores, mas tem explicação

O fenômeno chamou atenção e os leitores do Patos Hoje enviaram imagens feitas por celulares em busca de uma explicação.

Quem teve curiosidade de observar os céus de Patos de Minas na noite desse domingo (10) percebeu uma intensa movimentação de luzes. Elas pareciam estrelas se movendo de forma sincronizada em direção a Carmo do Paranaíba. O fenômeno chamou atenção e os leitores do Patos Hoje enviaram imagens feitas por celulares em busca de uma explicação.

A movimentação de luzes foi verificada entre 18h30 e 19h desse domingo (19). Especialista em ensino de astronomia, Gilberto Dumont afirmou que este “fenômeno” nada mais é do que a passagem de satélites sobre Patos de Minas. Segundo ele, a passagem dos equipamentos já estava prevista.

Gilberto explicou que os satélites pertencem ao Projeto Starlink da empresa Space X Elon Musk que inclusive é a dona da Tesla Motors. Ele afirma que o Projeto é bastante alvissareiro e tem o objetivo de levar internet para todos os cantos do planeta. São milhares de satélites sendo enviados ao espaço para que o objetivo seja alcançado.

E quem não viu a movimentação de luzes nesse domingo, poderá acompanhar a passagem dos satélites no final da tarde de hoje. Segundo Gilberto Dumont, por volta de 17h58, os satélites irão passar sobre Patos de Minas saindo do sudoeste (direção à esquerda do pôr do Sol) rumo à Noroeste (direção de Presidente Olegário). O dia ainda estará claro, portanto necessitando de um pouco mais de esforço para identificá-los.

Entretanto, o professor chama a atenção para outro acontecimento nos céus de Patos de Minas no início da noite de hoje. “Agora, show mesmo será a passagem da Estação Espacial Internacional, com uma magnitude de -3,2 entre as 18:30 e 18:50. O brilho dela estará fantástico, quase semelhante ao brilho de Vênus (popularmente conhecido como "estrela Dalva"), afirmou ele.

Segundo Gilberto, a Estação Espacial estará a uma altura de 400 km com uma velocidade orbital aproximada de 28 mil km/h. Ele explica que há sempre astronautas tripulando a  Estação Espacial.

Fotos: Marcos Antônio Vieira

Últimas Notícias

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais

Durante confraternização, CEMIL apresenta nova frota e cobra medidas contra a importação de leite

Veja mais

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais