Movimentação de Luzes nos céus de Patos de Minas intriga moradores, mas tem explicação

O fenômeno chamou atenção e os leitores do Patos Hoje enviaram imagens feitas por celulares em busca de uma explicação.

Quem teve curiosidade de observar os céus de Patos de Minas na noite desse domingo (10) percebeu uma intensa movimentação de luzes. Elas pareciam estrelas se movendo de forma sincronizada em direção a Carmo do Paranaíba. O fenômeno chamou atenção e os leitores do Patos Hoje enviaram imagens feitas por celulares em busca de uma explicação.

A movimentação de luzes foi verificada entre 18h30 e 19h desse domingo (19). Especialista em ensino de astronomia, Gilberto Dumont afirmou que este “fenômeno” nada mais é do que a passagem de satélites sobre Patos de Minas. Segundo ele, a passagem dos equipamentos já estava prevista.

Gilberto explicou que os satélites pertencem ao Projeto Starlink da empresa Space X Elon Musk que inclusive é a dona da Tesla Motors. Ele afirma que o Projeto é bastante alvissareiro e tem o objetivo de levar internet para todos os cantos do planeta. São milhares de satélites sendo enviados ao espaço para que o objetivo seja alcançado.

E quem não viu a movimentação de luzes nesse domingo, poderá acompanhar a passagem dos satélites no final da tarde de hoje. Segundo Gilberto Dumont, por volta de 17h58, os satélites irão passar sobre Patos de Minas saindo do sudoeste (direção à esquerda do pôr do Sol) rumo à Noroeste (direção de Presidente Olegário). O dia ainda estará claro, portanto necessitando de um pouco mais de esforço para identificá-los.

Entretanto, o professor chama a atenção para outro acontecimento nos céus de Patos de Minas no início da noite de hoje. “Agora, show mesmo será a passagem da Estação Espacial Internacional, com uma magnitude de -3,2 entre as 18:30 e 18:50. O brilho dela estará fantástico, quase semelhante ao brilho de Vênus (popularmente conhecido como "estrela Dalva"), afirmou ele.

Segundo Gilberto, a Estação Espacial estará a uma altura de 400 km com uma velocidade orbital aproximada de 28 mil km/h. Ele explica que há sempre astronautas tripulando a  Estação Espacial.

Fotos: Marcos Antônio Vieira

Últimas Notícias

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Aposentada invade apartamento de policial, se nega a sair e acaba presa por perseguição e vários outros crimes

Veja mais

Quatro rotatórias da av. Marabá sofrerão mudanças na sinalização e passarão a ter a preferência

Veja mais

Após denúncias, PM encontra drogas em terreno e leva dono de tabacaria para a delegacia

Veja mais

Em ataque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Caminhoneiro reclama de tapa-buracos na BR 365; rodovia deverá ser recapeada no trecho

Veja mais