Moradores do Laranjeiras cobram providências para problemas do bairro em audiência pública
Falta de serviço dos Correios, sujeira nas ruas e lotes vagos, sinalização de trânsito, intensificação no combate ao aedes aegypti e outras medidas foram apontadas.
Uma audiência pública na Câmara Municipal de Patos de Minas nessa quinta-feira (10) cobrou das autoridades medidas para solucionar diversos problemas que os moradores vêm enfrentando. Falta de serviço dos Correios, sujeira nas ruas e lotes vagos, sinalização de trânsito, intensificação no combate ao aedes aegypti e outras medidas foram apontadas.
A advogada Maria Valéria de Melo foi a moradora nomeada para falar sobre os problemas. Ela começou falando que precisa haver a regularização do nome do Bairro. Todos o conhecem como Laranjeiras, mas o bairro seria Cerrado. Um abaixo-assinado com 4 páginas foi apresentado durante a reunião com esta finalidade.
O vereador Lindomar Tavares também relatou que a Prefeitura Municipal garantiu que um projeto de lei está sendo confeccionado e o nome do bairro será regularizado de imediato. A notícia foi recebida com muita empolgação, já que há mais de um ano os moradores vêm lutando para que esta simples mudança aconteça.
Outro ponto levantado foi a questão da sujeira dos lotes vagos e das construções. Fotos do “lixão a céu aberto” foram apresentadas durante a exposição. Sem manifestar contra qualquer político da cidade, a moradora disse que: “a bagunça, em todos os bairros novos da cidade, está tão grande que não pode ter sido feita apenas em 4 anos”.
Restos de construção e outros materiais estão espalhados pelos lotes e nas imediações das construções. Fotos das ruas todas sujas com sobras de materiais foram apresentadas. “Caminhões de entulho estão sendo despejados às margens do Rio Paranaíba”, afirmou. Ela pediu uma fiscalização mais intensa nas construções.
A moradora destacou também a questão dos focos do aedes aegypti. Por todo o bairro é possível ver objetos e outros materiais que acumulam água. “Plásticos pretos de construção estão jogados por todo o bairro”, afirmou mostrando as fotos. “Nós devemos executar o Código de Posturas e estabelecer o IPTU progressivo”, concluiu.
O Secretário de Saúde, Wiliam Nunes Magalhães, destacou que ouviu com muita atenção os problemas e se comprometeu a trabalhar para solucionar e também repassar as demandas para os outros setores da prefeitura. O supervisor dos Correios também esteve presente à reunião. Ele reconheceu que o número de funcionários em Patos de Minas é pequeno e que vai encaminhar uma solicitação pra vê se conseguem aumentar o efetivo. No entanto, ele ponderou que isso depende do governo federal.
Autor: Farley Rocha