Moradores denunciam vazamentos e cobram mais agilidade da Companhia de Saneamento
Na noite dessa quinta-feira (05), um vazamento na avenida Paracatu não passou despercebido.
A população patense se mostrou disposta a colaborar com as campanhas da Copasa, mas também demonstra que não vai dar moleza para a Companhia de Saneamento. Vazamentos em tubulações de água da empresa são prontamente denunciados aos meios de comunicação e há também uma cobrança por mais agilidade na solução dos problemas.
Na noite dessa quinta-feira (05), um vazamento na avenida Paracatu não passou despercebido. Os moradores ligaram na Copasa e depois de duas horas sem solução, eles decidiram denunciar também nos meios de comunicação. As imagens mostram a água brotando de um bueiro.
A água misturada ao esgoto descia pela avenida até chegar ao bueiro lá embaixo. Acionada pelos moradores, a Copasa informou que faria o reparo do vazamento em um prazo máximo de 24 horas.
Esta semana, a Companhia lançou o Programa “Caça Gotas” em Belo Horizonte para reduzir o desperdício. A meta da Copasa é reduzir o tempo de chegada das equipes aos locais de vazamento de nove para quatro horas e, dessa forma, minimizar a gravidade das ocorrências. Atualmente, os vazamentos correspondem por 60% das perdas de água na rede da Copasa.
Em Patos de Minas, o índice de desperdício, segundo a direção da Copasa é menor. A Companhia perde apenas 18% da água tratada em gatos e vazamentos. Em outras regiões esse percentual chega a ser de 40%.
Autor: Maurício Rocha