Moradores denunciam ao CODEMA despejo de esgoto no Rio Paranaíba pela própria COPASA

A denúncia feita por moradores do bairro Santa Terezinha foi constatada na manhã desta segunda-feira (18) pelo presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – Ivanildo Alves.

Quem deveria cuidar para que o Rio Paranaíba não fosse poluído, que alias recebe mensalmente para isso, é quem está sujando as águas do rio. A denúncia feita por moradores do bairro Santa Terezinha foi constatada na manhã desta segunda-feira (18) pelo presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – Ivanildo Alves. A redação do Patos Hoje cobrou uma resposta da Companhia.

A Copasa possui uma elevatória nos fundos do bairro Santa Terezinha, próxima ao Rio Paranaíba. O equipamento tem a função de bombear o esgoto produzido nesta região da cidade, destinando-o para a Estação de Tratamento localizada no bairro Residencial Quebec. Mas na manhã desta segunda-feira (18), um volume impressionante de esgoto era despejado in natura nas águas do rio. O mau cheiro era insuportável.

O problema já ocorreu outras vezes, sendo denunciado pelos moradores inclusive aqui no Patos Hoje. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Ivanildo Alves, o esgoto é despejado por uma espécie de dreno que sai da elevatória da Copasa. Ele ressaltou que a situação no local é bastante crítica e deve ser resolvida.

O presidente do Codema também ouviu de moradores a denúncia de esgoto sendo  jogado no Rio Paranaíba através do dreno que sai da Lagoa Grande. A tubulação deveria conter apenas água pluvial e o excesso de água da Lagoa Grande, mas está levando esgoto para o Rio. Ele também identificou uma rede de esgoto clandestina escorrendo bem ao lado.

Os moradores dos dois bairros e o presidente do CODEMA cobraram uma resposta da Copasa. A redação do Patos Hoje também fez contato com a assessoria de comunicação da Companhia e recebeu a seguinte resposta:

"A Copasa informa que técnicos da empresa estão fazendo a manutenção na estação elevatória de esgoto do bairro São José Operário, em Patos de Minas, e até o final da tarde desta terça-feira (19/05), os serviços serão concluídos.

A Companhia esclarece que o problema no local na unidade, foi em função de defeito nos equipamentos eletromecânico.

A Copasa esclarece, ainda, que o aumento do nível da água na Lagoa Grande não é proveniente de lançamento pela empresa".

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais