Moradora encontra escorpião e bióloga orienta sobre os perigos do animal

A explicação é que o período chuvoso e a região central da cidade são as condições que mais favorecem a incidência da espécie.


Therezinha Vanessa Paget - Bióloga

Um animal que mede pouco mais de 5 cm, mas pode levar à morte. Este foi o escorpião encontrado por uma moradora esta semana em cima de seu guarda-roupa. A visita do escorpião amarelo deu um susto na moradora que acionou o Centro de Zoonoses para saber de onde tinha vindo o animal. A explicação é que o período chuvoso e a região central da cidade são as condições que mais favorecem a incidência da espécie.

De acordo com a Bióloga, Therezinha Vanessa Paget, do Centro de Zoonoses, que trabalha na prevenção do animal há mais de 15 anos, com o período da chuva os escorpiões tendem a subir para procurar comida, daí sua maior proliferação. Ela informou que a região central da cidade que é também a mais antiga e os lugares próximos ao cemitério são os locais de maior aparecimento. Ela alertou que o animal é realmente venenoso e deve ser evitado.

Para permanecer longe do animal, a Bióloga orientou a população a manter os quintais limpos, removendo folhas secas, lixo e entulhos, vedar frestas que existam na casa, colocar telas nos ralos, fechar bem os sacos com lixo e combater os insetos e baratas que é o alimento preferido dos escorpiões. A picada do escorpião amarelo, Tityus serrulatus , como o que foi encontrado, provoca dor intensa, náuseas, vômitos, alterações cardíacas e circulatórias, podendo levar à morte.

Therezinha orienta que, em caso de picada, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima, se possível, levando o escorpião para identificação. Também deve comunicar o Centro de Zoonoses para que se faça uma vistoria na residência e receba novas orientações. No caso de acidente com o escorpião, ela alertou que soluções caseiras e a automedicação podem ser fatais. O telefone do Centro de Zoonoses é 3822 9624.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais