Melhorar aprendizagem dos alunos é a meta da Educação

Este é o segundo ano que os professores, diretores se reúnem para analisar os boletins das avaliações de desempenho escolar.

Para melhorar a aprendizagem dos alunos todas as 3.920 escolas estaduais de Minas Gerais suspenderam as aulas, nesta terça-feira (1º), analisaram os resultados das avaliações educacionais e elaboraram o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP). No próximo sábado (5), o PIP será apresentado aos pais e responsáveis dos estudantes.

Este é o segundo ano consecutivo em que professores, diretores e especialistas de todas as escolas estaduais se reúnem para analisar os boletins das avaliações de desempenho escolar e elaborar um Plano de Intervenção Pedagógica com base nos resultados dos alunos. São analisados os resultados das avaliações estaduais – Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb) e do Programa de Avaliação do Ciclo Básico de Alfabetização (Proalfa), realizadas por instituições externas ao sistema estadual (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora e Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais), disponibilizados no site da Secretaria de Educação (www.educacao.mg.gov.br).

Metas

Para os próximos anos, a Secretaria de Estado de Educação definiu três metas necessárias: garantia de que toda criança saiba ler e escrever até os oito anos de idade, elevação dos índices de aprendizagem e redução das diferenças regionais. A Secretaria de Estado de Educação apóia a elaboração dos planos de ação em cada etapa do trabalho para que os objetivos sejam alcançados e a escola faça a diferença. As três metas se resumem na busca de uma única: melhoria do desempenho do aluno, centro de todas as ações da SEE.

No próximo sábado (5), os pais e responsáveis devem ir às escolas onde seus filhos estudam para conhecer e discutir o plano pedagógico e contribuir com sugestões. “Todos devem estar atentos para a reunião com os pais. As metas e novas estratégias serão discutidas e apresentadas a todos. Também é importante para aumentar o laço de compromisso com os resultados das avaliações”, afirmou Vanessa Guimarães.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais