Médicos da UPA acionam a PM para não atenderem pacientes fora de suas especialidades

No Boletim de Ocorrência, eles reclamam que estão sendo coagidos.


Placas afixadas na UPA I informavam que não havia Pediatra antendendo durante o final de semana.
A que ponto chegou a saúde pública em Patos de Minas. Médicos da Unidade de Pronto Atendimento localizada na avenida Marabá acionaram a Polícia Militar nesse final de semana para não terem que atender pacientes fora de suas especialidades. No Boletim de Ocorrência, eles reclamam que estão sendo coagidos.

O Boletim de Ocorrência foi registrado por quatro médicos generalistas que atendem na Unidade de Pronto Atendimento. Eles alegam que estão sendo coagidos pela população para atenderem pacientes que não se enquadram em suas especialidades. O maior problema ocorre com as crianças.

Diante da falta de pediatras na UPA, os médicos generalistas estariam sendo forçados a atender também as crianças. Nesta Unidade de Pronto Atendimento, os pacientes menores de sete anos são atendidos por pediatra. A partir dessa idade, o atendimento é feito por médicos generalistas.

Nas últimas semanas, órgãos de comunicação de Patos de Minas noticiaram diversas reclamações de pacientes que tiveram seus problemas de saúde diagnosticados de forma equivocada. O Patos Hoje mostrou o caso de uma criança que recebeu quatro diagnósticos diferentes em uma semana.

A Secretaria Municipal de Saúde alega que está com sérias dificuldades para encontrar médicos interessados em trabalharem na UPA, principalmente os pediatras. Nessa segunda-feira (28), a Prefeitura apresentou uma proposta ao Conselho Municipal de Saúde a fim de contratar uma empresa que ficaria responsável pelo atendimento.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais