Maus-tratos a animais tem pena miníma superior a maus-tratos a humanos; por Brian Epstein Campos

Participe da enquete. Por Brian Epstein Campos

O art. 32 da Lei dos Crimes Ambientais prescreve que é crime contra a fauna praticar ato de abuso (trabalho excessivo, inadequação no trato), maus-tratos (privar de alimentação e cuidados indispensáveis), ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos ou submetê-los a experiência dolorosa ou cruel, cominando pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.

Mas em verdade maus-tratos vai além de impingir sofrimento físico, importa em limitar a natural capacidade de desenvolvimento  de cada espécie.

Em seu habitat natural, leões, zebras, macacos, peixes, cães, pássaros percorrem grandes distâncias e têm hábitos peculiares. Logo, acorrentar um papagaio ou enjaular um elefante são também formas de impor maus-tratos, pois impede que os mesmos procurem seu ambiente natural. Há sofrimento psíquico dos animais no desejo de se livrar dos instrumentos que os prendem.

Fala-se em biocentrismo, que é a tutela não só da vida humana, mas de todos os seres existentes na Terra. Em oposição, os antropocentristas entendem que todos os demais elementos devem subordinação ao homem, sendo a ele úteis para a manutenção de sua vida no planeta.

Por sua vez, o Código Penal, quando trata do crime de maus-tratos contra seres humanos, prescreve no art. 136 que “Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina: Pena - detenção, de dois meses a um ano, ou multa”.

Será que há proporcionalidade sendo a pena mínima de maus-tratos de animais maior um mês que maus-tratos de um humano?

Últimas Notícias

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais

Durante confraternização, CEMIL apresenta nova frota e cobra medidas contra a importação de leite

Veja mais

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais