Mau comportamento nos ônibus do transporte coletivo suspende gratuidade de 15 estudantes

O mau comportamento tirou o benefício de 15 estudantes e os demais passaram a ser mais educados dentro dos ônibus.

Cerca de 3 mil alunos utilizam o transporte coletivo gratuitamente na cidade.

A portaria que estabelece regras para a utilização do Passe Livre no transporte público de Patos de Minas já começou a surtir efeito. O mau comportamento tirou o benefício de 15 estudantes e os demais passaram a ser mais educados dentro dos ônibus. Cerca de 3 mil alunos utilizam o transporte coletivo gratuitamente na cidade.

Mesmo sem pagar passagem, os estudantes vinham causando sérios transtornos para o transporte público. As reclamações eram constantes e houve casos de estudantes derrubarem idosos, que arrancaram porta de ônibus, brigas e alunos que cuspiam nos bancos vazios do ônibus para sujar os passageiros que chegassem depois.

Foi preciso editar uma portaria para acabar com os abusos. Estudante que descumprir a regra perde o benefício por 30 dias. Em caso de reincidência, a gratuidade da passagem é suspensa por 90 dias. O estudante que for flagrado pela terceira vez ficará sem o benefício por um ano. E aquele que for flagrado pela quarta vez perderá o benefício definitivamente.

Os próprios usuários do transporte público e os professores auxiliam na fiscalização. Desde o lançamento da portaria, 15 estudantes foram flagrados em atitudes desrespeitosas e perderam o benefício, sendo que 11 estudantes continuam suspensos e quatro já recuperaram o cartão da gratuidade.

Eduardo Castanheira, diretor da concessionária do transporte coletivo, disse que os resultados alcançados até agora são positivos. Ele destacou, no entanto, que o trabalho de fiscalização terá continuidade e que os estudantes que desrespeitarem a portaria perderão o benefício.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Celular furtado na Santa Casa é recuperado após ser rastreado; servente de pedreiro é preso por receptação

Veja mais

A brincadeira de mau gosto que pode custar vidas; Samu recebeu 92 mil trotes em Minas em 2025

Veja mais

Contrato de gaveta tem eficácia jurídica? Doutor Brian explica

Veja mais

Medic Imagem inaugura o mais moderno tomógrafo da região e amplia capacidade de diagnóstico

Veja mais

Homem arromba janela, descumpre medida protetiva e tenta esganar ex-namorada no Jardim Quebec

Veja mais

Homem é agredido a golpes de enxada e alavanca de ferro em Patos de Minas; autores fugiram

Veja mais