Mais de 70% das crianças com até 8 anos de idade sabem ler e escrever em Minas

A melhora no desempenho dos alunos pode ser observada também quando são analisados os resultados do ProAlfa 2007

O governador Aécio Neves anunciou, nesta quarta-feira (10), no Palácio da Liberdade, resultados do ProAlfa 2008, programa de avaliação do Governo do Estado, aplicado anualmente nas escolas públicas em Minas para medir o nível de leitura e escrita de 100% dos alunos de oito anos de idade, matriculados no 3º ano do ensino fundamental. Minas Gerais é o único estado brasileiro que produz dados específicos sobre os níveis de alfabetização dos estudantes em 100% da rede pública.

Um dos dados mais significativos anunciados pelo governador foi em relação ao índice de alunos de oito anos que atingiram o nível recomendado de leitura e escrita nas escolas estaduais - 72,5% do total. Em 2006, eram apenas 48,7% dos estudantes. O percentual de alunos de nível intermediário caiu para 13,7%. Em 2006 eram 20,6%. As escolas estaduais também conseguiram bons resultados em relação ao percentual de alunos que apresentavam baixo desempenho. Hoje eles somam 13,8% do total. Em 2006, mais do dobro de alunos estava nesse nível: eram 30,8%.

A melhora no desempenho dos alunos pode ser observada também quando são analisados os resultados do ProAlfa 2007. O índice de alunos das escolas estaduais que estavam no nível recomendável de leitura nesse ano era de 65,8%. No nível intermediário eram 15,3% e no nível baixo, 18,9% dos estudantes.

Este ano, 276.338 estudantes de 9.294 escolas estaduais e municipais fizeram os testes do Proalfa. Minas realiza a avaliação individual dos alunos há três anos consecutivos. A meta do Governo do Estado é que até 2011, 100% dos alunos de 8 anos saibam ler, escrever e interpretar um texto com autonomia.

O secretário-adjunto de Educação, João Antônio Filocre, detalhou os resultados do ProAlfa 2008, ressaltando que as escolas municipais de Minas também conseguiram melhorar o desempenho de seus alunos. Os que atingiram nível recomendado chegaram a 57%. Ano passado, foram 52,8%. O percentual de crianças com desempenho intermediário ficou estabilizado em 19%, mas houve importante redução no índice de rendimento baixo. Este ano foi de 24%. Ano passado foi de 28,1%.

A melhora pode ser verificada principalmente quando comparada com o primeiro ano do ProAlfa. Em 2006, o percentual de alunos das redes municipais de ensino que alcançaram o nível recomendado de leitura e escrita era de 42,7%. O índice de nível intermediário era 22,1% e o baixo 35,2%.

A secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães, destacou a importância do ProAlfa para orientar ações da secretaria e de cada uma das escolas junto aos alunos. Ela disse que todas as escolas estaduais suspendem as atividades regulares durante um dia para se dedicar à analise dos resultados da avaliação.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais