Mais de 70% das crianças com até 8 anos de idade sabem ler e escrever em Minas
A melhora no desempenho dos alunos pode ser observada também quando são analisados os resultados do ProAlfa 2007
O governador Aécio Neves anunciou, nesta quarta-feira (10), no Palácio da Liberdade, resultados do ProAlfa 2008, programa de avaliação do Governo do Estado, aplicado anualmente nas escolas públicas em Minas para medir o nível de leitura e escrita de 100% dos alunos de oito anos de idade, matriculados no 3º ano do ensino fundamental. Minas Gerais é o único estado brasileiro que produz dados específicos sobre os níveis de alfabetização dos estudantes em 100% da rede pública.
Um dos dados mais significativos anunciados pelo governador foi em relação ao índice de alunos de oito anos que atingiram o nível recomendado de leitura e escrita nas escolas estaduais - 72,5% do total. Em 2006, eram apenas 48,7% dos estudantes. O percentual de alunos de nível intermediário caiu para 13,7%. Em 2006 eram 20,6%. As escolas estaduais também conseguiram bons resultados em relação ao percentual de alunos que apresentavam baixo desempenho. Hoje eles somam 13,8% do total. Em 2006, mais do dobro de alunos estava nesse nível: eram 30,8%.
A melhora no desempenho dos alunos pode ser observada também quando são analisados os resultados do ProAlfa 2007. O índice de alunos das escolas estaduais que estavam no nível recomendável de leitura nesse ano era de 65,8%. No nível intermediário eram 15,3% e no nível baixo, 18,9% dos estudantes.
Este ano, 276.338 estudantes de 9.294 escolas estaduais e municipais fizeram os testes do Proalfa. Minas realiza a avaliação individual dos alunos há três anos consecutivos. A meta do Governo do Estado é que até 2011, 100% dos alunos de 8 anos saibam ler, escrever e interpretar um texto com autonomia.
O secretário-adjunto de Educação, João Antônio Filocre, detalhou os resultados do ProAlfa 2008, ressaltando que as escolas municipais de Minas também conseguiram melhorar o desempenho de seus alunos. Os que atingiram nível recomendado chegaram a 57%. Ano passado, foram 52,8%. O percentual de crianças com desempenho intermediário ficou estabilizado em 19%, mas houve importante redução no índice de rendimento baixo. Este ano foi de 24%. Ano passado foi de 28,1%.
A melhora pode ser verificada principalmente quando comparada com o primeiro ano do ProAlfa. Em 2006, o percentual de alunos das redes municipais de ensino que alcançaram o nível recomendado de leitura e escrita era de 42,7%. O índice de nível intermediário era 22,1% e o baixo 35,2%.
A secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães, destacou a importância do ProAlfa para orientar ações da secretaria e de cada uma das escolas junto aos alunos. Ela disse que todas as escolas estaduais suspendem as atividades regulares durante um dia para se dedicar à analise dos resultados da avaliação.
Um dos dados mais significativos anunciados pelo governador foi em relação ao índice de alunos de oito anos que atingiram o nível recomendado de leitura e escrita nas escolas estaduais - 72,5% do total. Em 2006, eram apenas 48,7% dos estudantes. O percentual de alunos de nível intermediário caiu para 13,7%. Em 2006 eram 20,6%. As escolas estaduais também conseguiram bons resultados em relação ao percentual de alunos que apresentavam baixo desempenho. Hoje eles somam 13,8% do total. Em 2006, mais do dobro de alunos estava nesse nível: eram 30,8%.
A melhora no desempenho dos alunos pode ser observada também quando são analisados os resultados do ProAlfa 2007. O índice de alunos das escolas estaduais que estavam no nível recomendável de leitura nesse ano era de 65,8%. No nível intermediário eram 15,3% e no nível baixo, 18,9% dos estudantes.
Este ano, 276.338 estudantes de 9.294 escolas estaduais e municipais fizeram os testes do Proalfa. Minas realiza a avaliação individual dos alunos há três anos consecutivos. A meta do Governo do Estado é que até 2011, 100% dos alunos de 8 anos saibam ler, escrever e interpretar um texto com autonomia.
O secretário-adjunto de Educação, João Antônio Filocre, detalhou os resultados do ProAlfa 2008, ressaltando que as escolas municipais de Minas também conseguiram melhorar o desempenho de seus alunos. Os que atingiram nível recomendado chegaram a 57%. Ano passado, foram 52,8%. O percentual de crianças com desempenho intermediário ficou estabilizado em 19%, mas houve importante redução no índice de rendimento baixo. Este ano foi de 24%. Ano passado foi de 28,1%.
A melhora pode ser verificada principalmente quando comparada com o primeiro ano do ProAlfa. Em 2006, o percentual de alunos das redes municipais de ensino que alcançaram o nível recomendado de leitura e escrita era de 42,7%. O índice de nível intermediário era 22,1% e o baixo 35,2%.
A secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães, destacou a importância do ProAlfa para orientar ações da secretaria e de cada uma das escolas junto aos alunos. Ela disse que todas as escolas estaduais suspendem as atividades regulares durante um dia para se dedicar à analise dos resultados da avaliação.