Lideranças estudam meios para a criação de centro para dependentes de droga
A intenção é montar um consórcio intermunicipal pra construir um Centro de Recuperação de Dependentes.
A proposta de construção de um centro para recuperação de dependentes químicos deu mais um passo importante na manhã desta segunda-feira (05). Representantes das policias Civil e Militar, Ministério Público, Igreja Católica e Presbiteriana, órgãos de defesa social, vereadores, prefeitos e deputados se reuniram em busca de alternativas para o projeto.
O chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, Márcio Siqueira, abriu o encontro. Ele explicou que as drogas, principalmente o crack, são responsáveis pela maioria dos crimes que ocorre nas cidades. Furtos, roubos, assaltos e os homicídios estão diretamente ligados ao tráfico de entorpecentes.
Para o delegado da Polícia Civil, as forças de segurança estão enxugando gelo. Ele disse que não adianta combater os traficantes se não houver um tratamento para os dependentes que, segundo Márcio Siqueira, são as pessoas que financiam o tráfico de drogas e que estão completamente desamparadas.
A intenção é montar um consórcio intermunicipal pra construir um Centro de Recuperação de Dependentes. O projeto seria custeado proporcionalmente pelos municípios que fazem parte a Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba e atenderia, gratuitamente, os dependentes químicos de todas as cidades desta região.
No encontro desta manhã, além dos deputados Elmiro Nascimento e Hely Tarquínio, estavam também os prefeitos de Patrocínio, Lagoa Formosa, Guimarânia, São Gonçalo do Abaeté, Tiros, São Gotardo, Serra do Salitre, Presidente Olegário e Patos de Minas. Todos se mostraram entusiasmados com a proposta.