Jogos de Tóquio 2020 serão adiados, diz membro do COI

O Japão e o COI disseram que o cancelamento total dos Jogos não é uma opção.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 por conta da pandemia de coronavírus, afirmou nesta segunda-feira Dick Pound, membro da entidade.

Grandes potências do esporte, como Austrália e Canadá, já tinham anunciado mais cedo que tinham se retirado dos Jogos deste ano, enquanto os organizadores sofriam pressões de todo o globo para adiarem o evento pela primeira vez em 124 anos de história moderna.

“Com base nas informações que o COI tem, o adiamento já foi decidido”, disse Pound ao jornal USA Today. “Os parâmetros ainda não foram determinados, mas os Jogos não começarão em 24 de julho, isso eu sei.”

Pound disse à Reuters que o adiamento para o ano que vem parece ser a melhor solução. Os Jogos estavam marcados para ocorrer entre 24 de julho e 9 de agosto.

O Japão e o COI disseram que o cancelamento total dos Jogos não é uma opção. Mas encontrar uma nova data poderia ser complicado já que o calendário do verão de 2021 já está bem ocupado, enquanto 2022 terá a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.

Pound disse que um grande número de membros do comitê da organização, atletas e veículos de mídia e federações esportivas precisam ser consultados antes que um plano possa ser finalizado, mas que há sinais antecipados de uma disposição para acomodar os Jogos em 2021.

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) disse nesta segunda-feira que está disposta a mudar seu campeonato mundial de 2021, marcado para o período entre 6 e 15 de agosto em Eugene, no Estado norte-americano de Oregon, para abrir caminho para a realização dos Jogos Olímpicos.

“A IAAF já esteve em discussão com o Comitê de Organização de Oregon 21 com relação à possibilidade de adiamento dos Jogos Olímpicos para o ano que vem, e eles por sua vez promoveram discussões com seus principais interessados e nos garantiram que irão trabalhar com todos os seus parceiros para garantir que Oregon esteja apta a receber o Campeonato Mundial de Atletismo nas datas alternativas que forem necessárias”, afirmou a entidade que comanda o atletismo mundial em nota.

O adiamento dos Jogos Olímpicos representará um duro golpe para o Japão, que injetou mais de 12 bilhões de dólares na competição, além de quantias gigantescas que estão ameaçadas entre patrocinadores e veículos de transmissão.

Mas uma onda de preocupação entre os atletas - que já passam por dificuldades para treinar em academias, estádios e piscinas por todo mundo - é um questão que favorece o adiamento, além do cancelamento de outros grandes eventos esportivos.

Fonte: Reuters

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais