Investigação da PC de Patos de Minas termina com prisão de quadrilha internacional

A operação denominada “Lobo de Ferro” foi desencadeada pela Polícia Civil após um trabalho minucioso de investigação.


Os integrantes do bando foram apresentados na tarde dessa quarta-feira (18) no auditório da 1ª RISP ( foto: Cristina Horta/EM )
O trabalho de investigação da Polícia Civil de São Gotardo e Patos de Minas terminou com a prisão de uma quadrilha internacional especializada em roubos de carros de luxo em Minas Gerais e São Paulo. Nove integrantes do bando foram apresentados na tarde dessa quarta-feira (18) no auditório da 1ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) em Belo Horizonte pelo delegado geral Márcio Siqueira e pelo comando da Polícia Civil no Estado.

A operação denominada “Lobo de Ferro” foi desencadeada pela Polícia Civil após um trabalho minucioso de investigação que começou com o roubo de uma caminhonete Amarok em uma concessionária na cidade de São Gotardo. Quatro bandidos renderam e fizeram refém o segurança da empresa e fugiram levando o veículo. O crime aconteceu no mês de março deste ano e abriu caminho para o trabalho dos investigadores.

Em conjunto, os policiais de São Gotardo, Patos de Minas e de Belo Horizonte descobriram que o crime foi cometido por um grupo que roubava veículos de alto valor para serem trocados por droga no exterior. De acordo com o delegado geral Márcio Siqueira, o grupo agia por encomenda e "legalizava" os veículos com documentação fraudada e placas clonadas. Os documentos ficavam em nome de um dos suspeitos.

O serviço ilícito era feito por uma despachante de Caraguatatuba, no interior de São Paulo. "Legalizados", os carros roubados eram levados para o Paraguai e Bolívia via Foz do Iguaçu, no Paraná. Nos países vizinhos, os veículos eram trocados por droga. Uma parte da carga vinha para o Brasil e a outra seguia para a Europa. Itália e Espanha eram as portas de entrada. A transação internacional rendeu euros e dólares para a quadrilha.

Com todas as informações sobre a organização criminosa, os policiais começaram a tirar os bandidos de circulação. As prisões aconteceram entre os dias 2 a 16 deste mês. Quatro integrantes do bando já estavam presos. Eles foram detidos furtando outro veículo em Belo Horizonte. São nove pessoas acusadas de participarem do bando, oito homens e uma mulher.

A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que há outras pessoas envolvidas com a quadrilha. O trabalho de investigação deve continuar, mas o resultado já é motivo de comemoração. O delegado Márcio Siqueira informou que talvez este tenha sido o maior serviço já realizado na região.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais