Injúria e racismo. Qual a diferença entre os crimes?

A diferença entre os crimes se encontra no propósito do agressor e nas vítimas.

Injuriar é ofender a autoestima, a honra e a dignidade da pessoa. Em sua forma mais simples, a injúria se configura em atribuir más qualidades, xingamentos. A pena é detenção de um a seis meses ou multa.

Contudo, o parágrafo primeiro do artigo 140 do Código Penal estabelece que o juiz pode deixar de aplicar a pena quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria ou no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.

Outra modalidade é a injúria real que consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes, (ex.: tapa no rosto, lançamento de excrementos). Nesta hipótese a pena é detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.

A sua forma mais grave é a INJÚRIA PRECONCEITUOSA ocorre quando da ofensa utiliza-se de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. A pena prevista é reclusão de um a três anos e multa.

O crime de RACISMO previsto na Lei n. 7.716/1989, elenca diversas condutas discriminatórias ou preconceituosas, não praticadas contra a uma ou número determinado pessoas (como no caso da injúria), mas indistintamente a todos de uma raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, com propósito de segregação. Exemplifica-se: recusa ou impedimento acesso a estabelecimento comercial; negar ou obstar emprego, promoção, hospedagem; impedir acesso a clubes, escolas, meios de transporte, uso de entradas sociais em edifícios públicos ou residenciais etc. As penas variam entre um e cinco anos e multa em alguns casos.

Embora sejam figuras distintas: a injúria tem propósito de ofender e o racismo segregar. Ambos são crimes, portanto, reprováveis.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais