Homens do Corpo de Bombeiros controlam incêndio na Mata do Cachorro em Patos de Minas

A área de preservação permanente pertence ao Parque Municipal da Mata do Catingueiro e sofre permanentemente com as queimadas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde desta segunda-feira (12) para controlar uma queimada de grandes proporções que atingiu a chamada Mata do Cachorro. A área de preservação permanente pertence ao Parque Municipal da Mata do Catingueiro e sofre permanentemente com as queimadas.

Nesta tarde, o Corpo de Bombeiros enviou quatro equipes para o local para fazer o controle das chamas. Com o auxílio de caminhão auto bomba e de caminhão pipa da Prefeitura, ficou mais fácil fazer o controle do incêndio. Com jatos de água, os bombeiros conseguiram apagar as chamas rapidamente. O Corpo de Bombeiros ainda não calculou o tamanho da área queimada.

Esta época do ano, com a escassez das chuvas e a vegetação mais seca, registra o maior número de queimadas. A Mata do Catingueiro é vítima constante. A área de preservação já perdeu boa parte de sua vegetação, consumida pelas chamas. No ano passado, o Ministério Público abriu investigação para apurar uma queimada que causou grande devastação.

No início deste ano, ambientalistas promoveram o plantio de mudas para tentar recompor a vegetação. A Prefeitura também abriu aceiros no meio da Mata para permitir o acesso dos caminhões de combate a incêndio. Isso facilita o combate às chamas e também evita a propagação do incêndio. Um esforço conjunto para preservar o Parque Municipal da Mata do Catingueiro.

Em artigo publicado no Patos Hoje, o professor doutor Saulo Gonçalves explica os prejuízos causados pelas queimadas. Veja .

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais