Homens com mais de 50 anos são alvo da Campanha de combate a Aids

“Prevenção não tem idade. Contra a AIDS use sempre camisinha”

Foi lançada nesta sexta-feira (28), durante coletiva à imprensa, a campanha estadual de combate à AIDS. Com o Slogan “Prevenção não tem idade. Contra a AIDS use sempre camisinha”, o foco da campanha da Secretaria de Estado de Saúde (SES) são homens heterossexuais com mais de 50 anos, público que apresentou grande incidência de contaminação pelo vírus (de 7,5% em 96 para 15,7% em 2006), de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Desde o início da epidemia em 1982 e até agora foram notificados em Minas 28.717 casos, deste número, 68% são homens e 22% mulheres. Em 2004, 586 cidades mineiras fizeram notificação, já em 2008, são 668. Quinze municípios concentram 64% dos casos e no Estado é observado o crescimento da AIDS na faixa etária de 50 a 59 anos a partir de 1997. Em 2006, foram notificados 156 casos da doença neste grupo, já em 2007 foram 192 e em 2008, até o momento, são 108 casos.

Para o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Felipe Caram, algumas razões explicam o crescimento da incidência neste grupo, como o desenvolvimento de medicamentos para a disfunção erétil, a desmistificação da sexualidade e a falta do hábito do uso da camisinha entre pessoas na faixa etária maior de 50 anos.

De acordo com ele, embora 37,2% dos casos da doença no estado ainda estejam concentrados na faixa- etária de 30 a 39 anos, houve uma elevação preocupante nas pessoas com mais de 50 anos. “Em algumas regiões teve aumento de mais de 60%”, reforça.

O subsecretário também explicou que o Estado pretende aumentar o número de testes para o diagnóstico da doença e construir centros de referência para os portadores da doença.

Ações

A AIDS é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. Esta sigla é proveniente do inglês Human Immunodeficiency Virus e o dia 1º de dezembro foi transformado no Dia Mundial de Luta Contra a Aids pela Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data passou a ser celebrada a partir de 1988, por meio de uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a prevenção, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. Segundo o Subsecretário de Vigilância em Saúde Luiz Felipe Caram, “é fundamental a participação de todas as pessoas. A única forma de combater a AIDS é a prevenção”.

Em comemoração à data, o SES promoverá ações promocionais em Belo Horizonte e em cidades do interior: como Juiz de Fora, Governador Valadares, Divinópolis, Ipatinga, Varginha, Uberaba, Uberlândia. Na capital haverá ações no Mercado Central no final de semana, das 10h às 16h, com distribuição de camisinhas e material educativo, além de fitinhas com símbolo da AIDS para serem colocadas nos frascos de bebida.

Já durante a semana, tem mobilização nos bares do entorno da Praça Sete, como o Café Nice e Café Pérola, no dia 1º de dezembro, de manhã e à tarde. No dia 3, quarta-feira, à noite, tem ações nos bares das ruas Francisco Deslandes e Prudente de Morais. E no dia 4, à noite, os bares do bairro de Lourdes, região Centro-Sul de BH, na rua Santa Catarina (Tio Zé, Piu, Maria de Lourdes, etc) e, na avenida Augusto de Lima (Maleta e La Grepia).

Também foi firmada parceria com a Rádio Itatiaia para veiculação de testemunhais de 30 segundos. Todos os apresentadores da emissora vão anunciar mensagens, reforçando a importância da prevenção.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais