Governo de Minas Gerais lança Auxílio-Educação para fomentar economia nos municípios

Ação, que será realizada em parceria com Sebrae-MG e Associação Mineira de Municípios (AMM), cria cartão para famílias adquirirem material escolar.

Na manhã desta quarta-feira (18/11), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Econômico de Minas Gerais (SEDE), por meio do Fórum Permanente Mineiro das Micro e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e a Associação Mineira de Municípios (AMM), lançou um novo produto para estimular a economia nos municípios, o Auxílio-Educação.

A iniciativa pretende ser alternativa para as prefeituras que distribuem, anualmente, kits escolares aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental, comprados através de licitação. Com o Auxílio-Educação, as famílias receberão um cartão com o crédito pré-definido pelo município e poderão comprar, elas mesmas, o material escolar no comércio local.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, destacou que o recurso representa uma chance de reter valores enormes no estado. “A maioria das licitações é vencida por empresas de São Paulo ou do Sul do Brasil. Com o Auxílio-Educação, o dinheiro da prefeitura ficará no próprio município, representando um grande diferencial para o crescimento local”, destacou Rôso.

O produto, que já é adotado em algumas cidades do Brasil, foi uma proposta da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte junto ao Fopemimpe. Para o vice-presidente da instituição, Marco Antônio Gaspar, a iniciativa tem tudo para dar certo. “O Auxílio-Educação representa um novo fôlego para o comercio local. É um grande passo para o fortalecimento das micro e pequenas empresas de Minas Gerais”, reforçou..

Já a o presidente da AMM, prefeito António Júlio, exaltou a importância dos governos de repensar processos e fazer mudanças. “Precisamos ter coragem para dar alguns passos que podem facilitar a vida dos cidadãos. O projeto exige persistência, por mudar paradigmas, mas tem tudo para dar certo”, ratificou o prefeito.

Acordo de Cooperação

Na ocasião, também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a SEDE e o Sebrae-MG. Documento pretende permitir o desenvolvimento de estudos técnicos, para subsidiar políticas públicas voltas para os pequenos negócios, inclusive por meio da divulgação do  Auxílio-Educação.

Anderson Cabido, diretor de Operações do Sebrae-MG, destacou que a parceria irá aumentar a sinergia entre as entidades. “Não vamos economizar esforços para fomentar o desenvolvimento do estado. Esse acordo serve para trabalharmos com mais sinergia, visando o mesmo objetivo”.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais