G70 reúne representantes de prefeituras da região para levantar demandas dos municípios

Implantada em abril deste ano, para atender ao G70, grupo de 70 prefeituras do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, a Agência de Desenvolvimento Regional desenvolve suas ações através do Sebrae e tem como presidente, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau.

A reunião foi na manha desta sexta-feira (22).

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), na sede da Amapar, reunião promovida pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Implantada em abril deste ano, para atender ao G70, grupo de 70 prefeituras do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, a Agência de Desenvolvimento Regional desenvolve suas ações através do Sebrae e tem como presidente, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau.

Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Glauber Faquineli explica que a organização surgiu da necessidade que os municípios tinham de ter uma entidade que os representasse juridicamente, especialmente no quesito desenvolvimento econômico. Com isso, o Sebrae abraçou a causa e orientou o G70 na estruturação da agência, e hoje, através de suas consultorias tem o papel de diagnosticar, projetar o desenvolvimento econômico da região.

Nesta fase de atuação, a Agência de Desenvolvimento Regional está em processo de levantamento de demandas em todas as prefeituras que fazem parte do G70. Foi com esse propósito que os técnicos do Sebrae e da organização, estiveram reunidos com prefeitos da Amapar. Faquineli explica que o momento é de ouvir os prefeitos e suas necessidades nas áreas de infraestrutura, geração energética, rodovias, ferrovias, dentre outras áreas.

Ainda de acordo com o Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, todas as informações levantadas nesse diagnóstico serão apresentadas em Assembleia, que acontece no próximo dia 29 de novembro. Na ocasião será assinado um termo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento Regional.

“Estamos colocando nossa região no radar do Governo Federal. Importante ressaltar que isso não tem nenhum custo para os municípios. A agência tem o caráter de ser autônoma e de conviver com parcerias como o Sebrae, o Governo Federal, Governo Estadual e principalmente as universidades que também se dispuseram a encorpar essa parceria”, disse.

Durante a reunião, os prefeitos pontuaram demandas em diversas áreas, mas uma das principais, é a insuficiência energética em todas as cidades do Alto Paranaíba. Prefeitos relataram que hoje, os municípios têm enfrentado dificuldades até mesmo na execução de projetos de infraestrutura, por falta de ampliação do sistema de energia elétrica. É o caso de Presidente Olegário, que está com sua Estação de Tratamento de Esgoto pronta há sete meses, aguardando somente liberação de projeto da Cemig.

O presidente da Amapar, Valdemir Diógenes da Silva reforçou a importância dessa soma de esforços para buscar soluções. “O cidadão que está lá na ponta quer o desenvolvimento e uma solução para seus problemas, mas muitas vezes esbarramos em situações como esta da Cemig. Esse encontro das associações microrregionais, juntamente com essas parcerias vai agregar muito para os municípios”, concluiu.

Últimas Notícias

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais

Cratera se abre em movimentada avenida de Patos de Minas e exige atenção dos motoristas

Veja mais

Aposentada invade apartamento de policial, se nega a sair e acaba presa por perseguição e vários outros crimes

Veja mais

Quatro rotatórias da av. Marabá sofrerão mudanças na sinalização e passarão a ter a preferência

Veja mais