Fusão de partidos pode garantir permanência de João Marra na Câmara de Patos de Minas

O julgamento que estava marcado para esta semana, inclusive, foi adiado.

Quem apostava que o vereador João Marra perderia o mandato por causa de uma mudança de partido fora do prazo estabelecido pela legislação eleitoral já não pode mais ter tanta certeza. Nos últimos dias o mundo partidário sofreu transformações que podem influenciar no processo. O julgamento que estava marcado para esta semana, inclusive, foi adiado.

Filiado ao Partido Patriota, João Marra teve 5.992 votos na eleição de 20220 e foi eleito o vereador mais votado de Patos de Minas. Este ano, João Marra decidiu mudar de partido, se filiando ao PROS, para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Ele não foi eleito e, como a mudança ocorreu fora da janela partidária, a direção do Patriota foi à Justiça para requerer a vaga dele na Câmara Municipal de Patos de Minas.

O primeiro suplente do Partido Patriota, que assumiria a vaga de João Marra, é o atual secretário de cultura, Ivan Rosa. O Ministério Público emitiu parecer favorável à perda de mandato, o julgamento foi marcado para o dia 02 de dezembro e o destino do parlamentar parecia ser mesmo fora da Câmara Municipal. Mas, agora, o resultado é incerto.

A dúvida ocorre porque o Partido Patriota, que solicitou a cadeira de João Marra, anunciou a fusão com o Partido PTB, criando o Partido “Mais Brasil” com o número 25. Com esta fusão, o Patriota deixaria de existir. Da mesma forma, o Pros (atual partido de João Marra) anunciou fusão ao Partido Solidariedade, também deixando de existir.

Por causa desse imbróglio, o processo foi retirado de pauta para que em 48 horas ambos os Partidos se manifestem a respeito das informações juntadas sobre as extinções e fusões realizadas. O vereador João Marra se mostrou confiante. Ele entende que o partido que solicitou sua vaga não existe mais e, por tanto, não tem mais legitimidade. A decisão, no entanto, ainda é incerta. De toda forma, qualquer que seja o resultado, o vereador poderá recorrer e poderá permanecer no cargo enquanto o julgamento não for finalizado.

Últimas Notícias

Centro Odontológico do Unipam abre inscrições para atendimentos de crianças e adolescentes

Veja mais

Prefeitura divulga editais para seleção de ambulantes, artistas e parceiros para a Fenapraça 2025

Veja mais

Saiba quais ruas sofrerão alterações devido às obras da Copasa neste final de semana, em Patos de Minas

Veja mais

Campanha “Cura para Dudu” terá um domingo cheio de atividades na avenida Getúlio Vargas; veja

Veja mais

Crime contra a mulher com uso de Inteligência Artificial terá pena maior; veja mudanças na lei

Veja mais

Filho invade a casa do próprio pai e furta 8 litros de pinga e conhaque, em Patos de Minas

Veja mais