Fusão de partidos pode garantir permanência de João Marra na Câmara de Patos de Minas

O julgamento que estava marcado para esta semana, inclusive, foi adiado.

Quem apostava que o vereador João Marra perderia o mandato por causa de uma mudança de partido fora do prazo estabelecido pela legislação eleitoral já não pode mais ter tanta certeza. Nos últimos dias o mundo partidário sofreu transformações que podem influenciar no processo. O julgamento que estava marcado para esta semana, inclusive, foi adiado.

Filiado ao Partido Patriota, João Marra teve 5.992 votos na eleição de 20220 e foi eleito o vereador mais votado de Patos de Minas. Este ano, João Marra decidiu mudar de partido, se filiando ao PROS, para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Ele não foi eleito e, como a mudança ocorreu fora da janela partidária, a direção do Patriota foi à Justiça para requerer a vaga dele na Câmara Municipal de Patos de Minas.

O primeiro suplente do Partido Patriota, que assumiria a vaga de João Marra, é o atual secretário de cultura, Ivan Rosa. O Ministério Público emitiu parecer favorável à perda de mandato, o julgamento foi marcado para o dia 02 de dezembro e o destino do parlamentar parecia ser mesmo fora da Câmara Municipal. Mas, agora, o resultado é incerto.

A dúvida ocorre porque o Partido Patriota, que solicitou a cadeira de João Marra, anunciou a fusão com o Partido PTB, criando o Partido “Mais Brasil” com o número 25. Com esta fusão, o Patriota deixaria de existir. Da mesma forma, o Pros (atual partido de João Marra) anunciou fusão ao Partido Solidariedade, também deixando de existir.

Por causa desse imbróglio, o processo foi retirado de pauta para que em 48 horas ambos os Partidos se manifestem a respeito das informações juntadas sobre as extinções e fusões realizadas. O vereador João Marra se mostrou confiante. Ele entende que o partido que solicitou sua vaga não existe mais e, por tanto, não tem mais legitimidade. A decisão, no entanto, ainda é incerta. De toda forma, qualquer que seja o resultado, o vereador poderá recorrer e poderá permanecer no cargo enquanto o julgamento não for finalizado.

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais