Fundação Hemominas convoca doadores em todo Estado

Na última semana, com o feriado de Tiradentes, a Hemominas registrou queda no comparecimento de doadores que chegou a 50%.

A Fundação Hemominas convoca pessoas com boa saúde, entre 18 e 65 anos, para comparecerem em uma de suas unidades no Estado para doar sangue. Na última semana, com o feriado de Tiradentes, a Hemominas registrou queda no comparecimento de doadores que chegou a 50% em toda a rede.

Para que não haja comprometimento na oferta de estoques de hemocomponentes, várias ações estão sendo realizadas, como a busca ativa de doadores cadastrados por telefone em todas as unidades e envio de mensagens por celular em Belo Horizonte.

O sangue é perecível, ou seja, tem prazo de validade. Em condições adequadas de armazenagem, a parte vermelha – hemácias – dura até 35 dias; e as plaquetas, que auxiliam na coagulação, duram até cinco dias. Por isso a necessidade de doações diárias para que não haja falta na oferta de hemocomponentes.

Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenham tido hepatite após os 10 anos de idade e que não tenham doença de chagas.

Quem ainda não se vacinou contra o vírus H1N1, deve realizar a doação antes de tomar a vacina. Quem já se vacinou, deve aguardar quatro semanas para realizar a doação, evitando resultados falso-reagentes nos testes sorológicos.

Últimas Notícias

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais