Fundação Hemominas convoca doadores em todo Estado

Na última semana, com o feriado de Tiradentes, a Hemominas registrou queda no comparecimento de doadores que chegou a 50%.

A Fundação Hemominas convoca pessoas com boa saúde, entre 18 e 65 anos, para comparecerem em uma de suas unidades no Estado para doar sangue. Na última semana, com o feriado de Tiradentes, a Hemominas registrou queda no comparecimento de doadores que chegou a 50% em toda a rede.

Para que não haja comprometimento na oferta de estoques de hemocomponentes, várias ações estão sendo realizadas, como a busca ativa de doadores cadastrados por telefone em todas as unidades e envio de mensagens por celular em Belo Horizonte.

O sangue é perecível, ou seja, tem prazo de validade. Em condições adequadas de armazenagem, a parte vermelha – hemácias – dura até 35 dias; e as plaquetas, que auxiliam na coagulação, duram até cinco dias. Por isso a necessidade de doações diárias para que não haja falta na oferta de hemocomponentes.

Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenham tido hepatite após os 10 anos de idade e que não tenham doença de chagas.

Quem ainda não se vacinou contra o vírus H1N1, deve realizar a doação antes de tomar a vacina. Quem já se vacinou, deve aguardar quatro semanas para realizar a doação, evitando resultados falso-reagentes nos testes sorológicos.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais