Fundação Hemominas convoca doadores em todo Estado

Na última semana, com o feriado de Tiradentes, a Hemominas registrou queda no comparecimento de doadores que chegou a 50%.

A Fundação Hemominas convoca pessoas com boa saúde, entre 18 e 65 anos, para comparecerem em uma de suas unidades no Estado para doar sangue. Na última semana, com o feriado de Tiradentes, a Hemominas registrou queda no comparecimento de doadores que chegou a 50% em toda a rede.

Para que não haja comprometimento na oferta de estoques de hemocomponentes, várias ações estão sendo realizadas, como a busca ativa de doadores cadastrados por telefone em todas as unidades e envio de mensagens por celular em Belo Horizonte.

O sangue é perecível, ou seja, tem prazo de validade. Em condições adequadas de armazenagem, a parte vermelha – hemácias – dura até 35 dias; e as plaquetas, que auxiliam na coagulação, duram até cinco dias. Por isso a necessidade de doações diárias para que não haja falta na oferta de hemocomponentes.

Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenham tido hepatite após os 10 anos de idade e que não tenham doença de chagas.

Quem ainda não se vacinou contra o vírus H1N1, deve realizar a doação antes de tomar a vacina. Quem já se vacinou, deve aguardar quatro semanas para realizar a doação, evitando resultados falso-reagentes nos testes sorológicos.

Últimas Notícias

Homem flagra a casa do pai sendo furtada, persegue suspeito e o imobiliza até a chegada da polícia

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso após sequência de roubos e furtos no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário

Veja mais

Carro de família que viajava pela MG 230 é atingido violentamente por árvore e motorista fica ferido

Veja mais

Chuvas ajudam a amenizar o calor, mas causam estragos em Patos de Minas e na região

Veja mais

Família perde tudo em incêndio em residência no distrito de Santiago e pede ajuda para recomeçar

Veja mais