Frio vem aí e doenças respiratórias aproveitam para atacar; saiba como se prevenir

Problemas respiratórios ocupam quarto lugar entre as enfermidades que mais matam no Brasil. Especialistas alertam que queda da temperatura ajuda a potencializar sintomas.

Com o tempo mais frio, as doenças respiratórias são mais frequentes. ( Foto: Ilustração )

O inverno se aproxima, e, com ele vêm as mudanças de temperatura que caem consideravelmente nesta época do ano. Nos próximos meses, a tendência de muita gente é preferir o aconchego do lar, principalmente à noite. Estão formados os piores cenários e período para os alérgicos. Dados médicos mostram que as alergias respiratórias, tais como, asma e rinite alérgica acometem aproximadamente  25% da população brasileira.  Índice considerado alto se comparado às outras enfermidades crônicas, como diabetes (8%) e hipertensão arterial (15%).

Além de atacar crianças, jovens e  idosos, elas provocam perda na qualidade de vida, ausências nas escolas e no trabalho. Apesar de haver remédios para combater esses males, o melhor tratamento, segundo especialistas, é a prevenção.

O Médico Alergista, Dr. João Alberto de Barros Ribeiro Filho, CRMMG 51.193, esclarece que,  casas fechadas, sem luz solar, favorecem a multiplicação dos ácaros, que vivem principalmente, nos colchões, travesseiros e almofadas das poltronas.  Esses seres microscópicos são capazes de multiplicar a sua população diariamente.  Ele afirmou que, ao contrário do que as pessoas pensam, são as fezes dos mesmos, que também podem desencadear as crises alérgicas. E aí vem o grande problema. Cada ácaro pode evacuar até 32 bolotas fecais por dia.

No outono, o uso de cobertores e agasalhos, que estão guardados há muito tempo, podem acumular ácaros e fungos também. O médico acrescenta que, para complicar a vida do alérgico, este é o período mais propício às infecções viróticas (gripes) e bacterianas (sinusites, pneumonias, amigdalites e laringites).

Até o final  de julho, a asma e a rinite podem ficar mais exacerbadas.  Segundo Dr. João Alberto, “alergia significa uma resposta exacerbada do sistema de defesa do nosso organismo”.

Coceira, espirro, coriza e obstrução nasal são os principais sintomas da maioria dos quadros alérgicos respiratórios.

Dicas para tentar afastar as doenças de inverno:

Mantenha a roupa de cama sempre limpa, principalmente os cobertores;
Tente retirar todo o pó da mobília;
Aproveite os dias de sol e abra as janelas. O ar deve circular em ambientes fechados;
Evite permanecer muito tempo em locais fechados e com grande quantidade de pessoas;
Lave as mãos constantemente;
A alimentação deve ser a mais saudável possível;
Beba bastante líquido, principalmente água; ( exceto bebidas alcoólicas)
Evite o contato com tapetes e bichos de pelúcia ;
Faça  atividades físicas;
Evite fumar e conviver com fumantes;
Aproveite o sol para secar roupas;
Para bebês, a amamentação é indispensável, pois garante a proteção da criança;
A Imunoterapia  é importante no tratamento preventivo;

O conteúdo desta matéria não tem a intenção de substituir o acompanhamento médico, fazer diagnósticos ou indicar tratamentos, mas de trazer algumas informações úteis.

Dr. João Alberto atende na Medcenter, situada à Rua Deiró Borges, 268, Centro. O telefone para contato é o 34 3821 2013.

Informe Publicitário

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais