Falta de médico no Hospital Regional causa transtorno e sofrimento para pacientes

O Corpo de Bombeiros teve dificuldades para fazer com que um motociclista vítima de acidente fosse recebido.


Dercílio teve que ser levado para Uberlândia para retirar o pedal da perna.

Pessoas que sofreram traumas e precisaram de atendimento no Hospital Regional Antônio Dias viveram um drama nesse final de semana. O maior centro de atendimento de urgência e emergência da região não dispunha de médico ortopedista. O Corpo de Bombeiros teve dificuldades para fazer com que um motociclista vítima de acidente fosse recebido.

Dercílio Cassemiro de Sousa, de 38 anos, perdeu o controle da direção nas imediações do Unipam e teve um ferimento grave. O pedal de troca de marcha entrou em sua perna. O corpo de bombeiros teve que serrar o pedal e levar o paciente para o Hospital Regional com parte da peça presa ao corpo.

Ao chegar ao Pronto Socorro do Hospital Regional o paciente foi surpreendido com a informação de que não havia médico ortopedista. Foi preciso muita conversa e a intervenção do Corpo de Bombeiros para que o motociclista entrasse na unidade de atendimento. A esposa Valéria Aparecida Xavier ficou revoltada.

E a confusão não parou por aí não. Dercílio entrou no hospital, mas segundo a família continuou sem atendimento. Ele teve que ser levado para Uberlândia para retirar o pedal da perna. O motociclista foi só um dos pacientes a sofrerem com a falta de ortopedistas no Hospital Regional Antônio Dias.

A direção do Hospital Regional informou que está buscando alternativas para resolver o problema. Maria de Fátima Braz, diretora geral do HRAD, cinco médicos ortopedistas deixaram de atender nos últimos dias por rescisão de contrato ou por licença médica. Por outro lado a demanda dos pacientes dos 31 municípios atendidos em Patos de Minas aumentou.

Maria de Fátima disse que está buscando parcerias e tentando a contratação de médicos para suprir as necessidades. A diretora informou também que os pacientes estão recebendo os primeiros atendimentos e sendo encaminhados para outros hospitais, como aconteceu com o Dercílio que foi mandado para Uberlândia.

A direção do Hospital Regional informou que o pedal da motocicleta foi retirado da perna do paciente, no momento do atendimento realizado pelo médico cirurgião plantonista. Informou ainda que a transferência para a cidade de Uberlândia ocorreu por meio da Central de Regulação do SUS e que o transporte foi feito em ambulância do Hospital Regional Antônio Dias, para tratamento ortopédico.

Atualizado em 26/10/2011 às 08:50 hs

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais