“Fake News”: um desserviço à utilidade pública - por Brian Epstein

Se o conteúdo veiculado é falso, logo, o fato reportado não existiu.

Dr. Brian Epstein Campos.

Em comemoração aos 20 anos de advocacia, ocuparemos este espaço, por algumas semanas, para comentar, sob o prisma jurídico, assuntos relevantes e atuais para os seguidores e visitantes deste canal. Os textos terão propósito de informação básica para o público em geral, sem pretensão de esgotar o tema ou alcançar contornos acadêmicos. O compromisso editorial de fidedignidade e independência do site “Patos Hoje” será mantido, como antes e sempre.

Com esta bandeira trataremos hoje de “Fake News”.

Se o conteúdo veiculado é falso, logo, o fato reportado não existiu. Assim, o assunto divulgado é, em verdade, um ato de desinformação, fantasioso, com propósito de confundir, denegrir ou encobrir uma verdade. É uma conduta de desserviço à utilidade pública.

Somos os maiores consumidores midiáticos, estamos mais conectados, à frente de qualquer outro país do mundo. Todas as pessoas, físicas ou jurídicas, podem ser vítimas dos efeitos negativos e explosivo de uma “Fake News”.

Não só as pessoas e empresas são produtoras de “Fake News”, o Estado e seus agentes também podem ser abusados e covardes produtores de notícias falsas que abalam, quando não arruínam, irremediavelmente, a credibilidade dos cidadãos e instituições, impondo-lhes prejuízos de toda sorte.

Na mesma linha estão as “deepfake”, que é um recurso tecnológico para criar vídeos falsos de pessoas fazendo ou dizendo coisas que em verdade nunca fizeram.

O Direito tem se aparelhado cada vez mais para garantir o Direito a informação íntegra. Quem se vê vítima de “Fake News”, divulgada por meio eletrônico, deve, no primeiro momento, arquivar as mensagens, “posts”, vídeos, “sites” etc., lavrar ata notarial, fazer o registro do ato em boletim perante a autoridade policial, anexando todas as provas. E, posteriormente, procurar o profissional do Direito ou mesmo a Defensoria Pública para orientação.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais