Estudos mostram avanços no tratamento e melhorias na saúde materna e infantil

Em 1997, foram 106,76 mortes por cem nascidos vivos. Em janeiro do ano passado, esse número caiu para 25,18.

Minas Gerais registrou nos últimos anos um aumento de 51% no número de pré-natal realizados. O percentual de gestantes que compareceram a seis ou mais consultas subiu de 37,66%, em 1996, para 56,79% em 2005. Esse índice é ainda mais positivo quando se verifica a porcentagem de mulheres grávidas que passaram por mais de quatro consultas, chegando a 89,75%.

Para Alisson Faria, da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, o principal resultado disso é a redução da mortalidade materna, que, entre 1997 e 2007, caiu 76,41%. “Os números de 2007 ainda são provisórios, mas já verificamos uma queda significativa em dez anos. Em 1997, foram registradas 106,76 mortes por cem nascidos vivos, enquanto, em janeiro do ano passado, esse número caiu para 25,18. Além disso, segundo os dados oficiais do Ministério da Saúde, em 2005, Minas era o segundo melhor Estado do país na razão de morte materna, com um índice de 31,35. Isso mostra o quanto já avançamos“, afirmou.

Os bons resultados obtidos não são por acaso. Desde 2003, uma série de medidas vem sendo intensificadas visando melhorar a saúde da mulher e da criança. Uma das mais importantes foi a implantação do Viva Vida, um programa que aposta na sistematização de ações articuladas e na parceria entre esforços e vontades do governo e sociedade civil organizada, como a principal arma no combate à mortalidade infantil e materna.
Outra estratégia de enfrentamento da mortalidade infantil e materna em Minas Gerais se refere à expansão do atendimento à gestante de alto risco. Até o final de 2008, a Secretaria de Estado de Saúde vai investir cerca de R$ 2 milhões em maternidades de todo o Estado, localizadas nos municípios de Araguari, Araxá, Belo Horizonte, Caratinga, Contagem, Itajubá, Itaúna, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Ponte Nova, São João del-Rei, Uberlândia, Unaí, Varginha e Viçosa.

Últimas Notícias

Operação Álbum Fantasma da Polícia Civil apreende figurinhas da copa suspeitas de falsificação

Veja mais

Empregadores são obrigados a liberar empregados quando dos jogos da Copa? Doutor Brian explica

Veja mais

Polícia Civil conclui investigação e indicia idoso por zoofilia contra cadela em Rio Paranaíba

Veja mais

Prefeita Sandra Gomes anuncia Di Paullo e Paulino no encerramento da Fenamilho 2026

Veja mais

Idoso de 85 anos é preso com espingarda após denúncias de ameaças e agressões contra esposa e filha em Patos de Minas

Veja mais

Patenses brilham em competições pelo país; Rafael Nascimento foi bronze no Pan-Americano de Karatê

Veja mais