Estudantes de Medicina do Unipam já começam a trabalhar pela saúde da população
Dentro da disciplina de Saúde Coletiva, eles orientam as pacientes sobre gravidez, parto, puerpério e cuidados com o bebê.
O curso de medicina do Centro Universitário de Patos de Minas já começa a oferecer benefícios para a saúde da população. Os alunos do 4º período estão desenvolvendo um trabalho com as gestantes. Dentro da disciplina de Saúde Coletiva, eles orientam as pacientes sobre gravidez, parto, puerpério e cuidados com o bebê.
O Projeto começou pelas gestantes atendidas na Unidade de Saúde do bairro Várzea. Os futuros médicos Gisele Andrade , Grasielle Santana, Grazielly Lula, Guilherme Tosta, Hélio Pereira e Iara Carvalho, sob a orientação da professora e médica de família Dra. Marisa Costa e Peixoto orientam as gestantes sobre a importância dos cuidados com sua própria saúde, incluindo exames de pré-natal, nutrição, mitos e verdades, a escolha do parto e os primeiros cuidados com a saúde do recém-nascido.
“Este evento será como um consultório a céu aberto, estreitando-se a relação médico paciente num ambiente de descontração e desinibição, já que muitas vezes dúvidas importantes são deixadas de lado pela imposição do relógio, pelo preço das consultas e pela relação impessoal entre médico e o paciente”, explica o aluno Hélio Pereira.
A aluna Iara Carvalho lembra que gravidez não é doença e que é a partir da saúde que devem ser solicitados os atendimentos médicos não só durante a gestação, mas durante toda a vida, para a manutenção da saúde, prevenção das doenças ou controle de suas evoluções, assim como o diagnóstico precoce.
“Deste modo, cumpre a medicina seu papel principal aliada à saúde, afasta-se da sua ação reducionista limitada ao tratamento das doenças e lança mão de instrumentos e mecanismos que podem garantir com melhor eficácia o bem-estar físico, mental, espiritual e social do paciente” acrescenta a professora Marisa Costa.
“Este trabalho evidencia a importância da inserção dos novos profissionais da saúde em nossa comunidade, atuando como formadores de opinião e trabalhando em benefício da saúde comunitária”, afirma o médico e professor Carlos Corrêa.
“É fundamental que a comunidade de Patos de Minas seja conhecedora de suas necessidades e de sua capacidade de atuar no contexto social. Nós, acadêmicos do curso de Medicina, entendemos a importância de aliarmos aos diversos setores da sociedade, elaborando ações que beneficiarão todas as partes”, completa a aluna Iara Carvalho.