Estudantes de Medicina do Unipam já começam a trabalhar pela saúde da população

Dentro da disciplina de Saúde Coletiva, eles orientam as pacientes sobre gravidez, parto, puerpério e cuidados com o bebê.

O curso de medicina do Centro Universitário de Patos de Minas já começa a oferecer benefícios para a saúde da população. Os alunos do 4º período estão desenvolvendo um trabalho com as gestantes. Dentro da disciplina de Saúde Coletiva, eles orientam as pacientes sobre gravidez, parto, puerpério e cuidados com o bebê.

O Projeto começou pelas gestantes atendidas na Unidade de Saúde do bairro Várzea. Os futuros médicos Gisele Andrade , Grasielle Santana, Grazielly Lula, Guilherme Tosta, Hélio Pereira e Iara Carvalho, sob a orientação da professora e médica de família Dra. Marisa Costa e Peixoto orientam as gestantes sobre a importância dos cuidados com sua própria saúde, incluindo exames de pré-natal, nutrição, mitos e verdades, a escolha do parto e os primeiros cuidados com a saúde do recém-nascido.

“Este evento será como um consultório a céu aberto, estreitando-se a relação médico paciente num ambiente de descontração e desinibição, já que muitas vezes dúvidas importantes são deixadas de lado pela imposição do relógio, pelo preço das consultas e pela relação impessoal entre médico e o paciente”, explica o aluno Hélio Pereira.

A aluna Iara Carvalho lembra que gravidez não é doença e que é a partir da saúde que devem ser solicitados os atendimentos médicos não só durante a gestação, mas durante toda a vida, para a manutenção da saúde, prevenção das doenças ou controle de suas evoluções, assim como o diagnóstico precoce.

“Deste modo, cumpre a medicina seu papel principal aliada à saúde, afasta-se da sua ação reducionista limitada ao tratamento das doenças e lança mão de instrumentos e mecanismos que podem garantir com melhor eficácia o bem-estar físico, mental, espiritual e social do paciente” acrescenta a professora Marisa Costa.

“Este trabalho evidencia a importância da inserção dos novos profissionais da saúde em nossa comunidade, atuando como formadores de opinião e trabalhando em benefício da saúde comunitária”, afirma o médico e professor Carlos Corrêa.

“É fundamental que a comunidade de Patos de Minas seja conhecedora de suas necessidades e de sua capacidade de atuar no contexto social. Nós, acadêmicos do curso de Medicina, entendemos a importância de aliarmos aos diversos setores da sociedade, elaborando ações que beneficiarão todas as partes”, completa a aluna Iara Carvalho.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais