Estação de Tratamento de Esgoto de Lagoa Formosa começa a funcionar em caráter experimental

Foram construídas 04 ETE’s – Estação de Tratamento de Esgoto, sendo três para atender a sede do Município.

Foto: Lagoa Formosa Acontece

A administração Municipal de Lagoa Formosa sempre preocupada em oferecer qualidade de vida à população Lagoense, não tem medido esforços com o cuidado com o meio ambiente e a preservação dos seus recursos naturais.

Aliado à visão dos cuidados com o meio ambiente, o SAAE juntamente com a Prefeitura Municipal tem trabalhado para a preservação dos recursos hídricos de Lagoa formosa. E desde 2012, em cumprimento ao TAC- Termo de Ajuste de Conduta, assinado com o Ministério Público, o Município buscou recursos para a construção do sistema de tratamento de esgoto sanitário de Lagoa Formosa.

Foram construídas 04 ETE’s – Estação de Tratamento de Esgoto, sendo três para atender a sede do Município, e uma para atender o Distrito de Monjolinho de Minas. Com as obras já concluídas em 2014, a ETE 1, localizada à margem do Córrego Babilônia, aguardava desde 2012, a ligação de energia elétrica para iniciar o tratamento do esgoto.

A Diretora Superintendente do SAAE, Júnia Cássia, esclareceu que a demora na conclusão das obras de instalação elétrica ocorreram devido à burocracia nos tramites entre o DNIT e a CEMIG, uma vez que para o fornecimento de energia elétrica era necessário atravessar cabos elétricos sobre a BR354, sendo então necessária a assinatura de um contrato entre o DNIT e a CEMIG. Finalmente, após quase 3 anos de espera, a obra foi concluída no último dia 29 de novembro. Com isso, no dia 04 de novembro, a ETE 1 entrou em operação, em caráter de teste.

Júnia Cássia ressaltou a importância desta obra para o Município de Lagoa Formosa, que passa a tratar 100% do esgoto sanitário. Lembrou ainda que nesta fase de crise hídrica o tratamento dos esgotos é fundamental para a manutenção da qualidade da água em nossos rios e córregos, diminuindo o impacto ambiental e colaborando para a restauração dos ecossistemas locais. Um dos benefícios, por exemplo, é a reprodução e sobrevivência de peixes nestes cursos d’água.

O cumprimento do TAC está determinado para que todas as estações estejam funcionando com eficiência de tratamento do esgoto até dia 30 de dezembro de 2015.

Fonte: Lagoa Formosa Acontece

Últimas Notícias

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais

Bazar de Santo Antônio reúne mais de 10.000 itens com preço baixo, nesta quinta-feira

Veja mais

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais