Entidades patenses cobram data para reabrir o comércio e medidas de estímulo à economia

Participaram do encontro representantes do SinComércio, CDL, Fhiemg, Associação Comercial, Sindicato dos Bares, Hoteis e Restaurantes e SindContábil.

CLD de Patos de Minas.

Representantes de entidades de classe de Patos de Minas se reuniram nessa quinta-feira (26) e elaboraram um documento cobrando medidas do poder público para salvar a economia. Participaram do encontro representantes do SinComércio, CDL, Fhiemg, Associação Comercial, Sindicato dos Bares, Hoteis e Restaurantes e SindContábil.

Eles assinaram um manifesto. "Vivemos um momento crucial na guerra contra o coronavírus e precisamos enfrentar a situação retomando gradualmente a atividade econômica. É necessário preservar o emprego e a renda de milhões de brasileiros, sem esquecer que as micro e pequenas empresas representam mais de 90% do total e não dispõem de fluxo de caixa para suportar a paralisação nem mesmo no curto prazo", diz a nota

Eles pedem a retomada gradual da atividade econômica. "Defendemos essa retomada sem colocar em risco a saúde da população, especialmente os grupos de maior risco, que devem continuar em total isolamento social. Temos a confiança de que podemos, após este período inicial de rígido isolamento, iniciar a retomada das atividades que estão paralisadas", ressaltaram os participantes do encontro. Veja o que disse o presidente do SindComércio de Patos de Minas no programa Contraponto do Patos Hoje.

Os representantes das entidades alertam que alguns setores correm o risco de falência, gerando desemprego e crise sem precedentes, podendo levar Patos, Minas e o Brasil a um colapso social e, por consequência, à perda de muitas vidas das mais variadas formas.

Eles se posicionaram da seguinte forma:

1. A preservação da vida como prioridade máxima;
2. A preservação dos empregos, por meio da proteção principalmente das micro e pequenas empresas;
3. A determinação de uma data, o quanto antes, para a retomada das atividades econômicas e a elaboração de um plano integrado de retomada da atividade econômica.
4. A prorrogação do pagamento dos tributos por 90 dias com parcelamento em até 24 meses do total desse período, incluindo taxas de serviços essenciais nas esferas federal, estadual e municipal;
5. Flexibilização de garantia real para as verbas já disponíveis para capital de giro, especialmente às micro e pequenas empresas.
Que Deus nos proteja, juntos venceremos este momento difícil e retomaremos com mais força nossas vidas social e profissional.

O Decreto Municipal que determina o fechamento do comércio de Patos de Minas vai até o dia 31 de março.

Últimas Notícias

Homem enche carrinho com 72 garrafas de Heineken, carnes e outros produtos, tenta sair sem pagar e acaba preso

Veja mais

Homem diz que descobriu traição, ameaça de morte a esposa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso após furtar capacete em motoneta e depois jogar fora em lote vago

Veja mais

Homem é preso em flagrante após ameaçar ex-companheira e causar danos a viatura em Patos de Minas

Veja mais

Caminhonete é arremessada e para tombada após ser atingida por Jeep na BR 352, em Arapuá

Veja mais

Temporal arranca árvores, destelha imóveis e causas estragos no distrito de Beira Rio

Veja mais