Em reunião com o Prefeito, instituições de ensino debatem volta às aulas presenciais em Patos

Na oportunidade, foram discutidas ações para a retomada do ensino presencial nas instituições.

A reunião aconteceu na tarde desta sexta-feira.

O Prefeito Municipal José Eustáquio Rodrigues Alves realizou, na tarde desta sexta-feira (25), uma reunião com os responsáveis pelas instituições de ensino superior de Patos de Minas. Na oportunidade, foram discutidas ações para a retomada do ensino presencial nas instituições. Dentre elas, três instituições reforçaram que não vão retomar o ensino presencial antes de 31 de dezembro.

A reunião contou com representantes de várias instituições de ensino de Patos de Minas, além do Secretário de Saúde Carlos Resende, o Procurador Geral do Município Jadir Souto e o chefe do comitê municipal de combate ao Covid-19 Célio Adriano Lopes. Alguns representantes das instituições relataram que vão aguardar o protocolo estadual, que será disponibilizado no próximo dia 29. De acordo com o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Patos de Minas, Henrique Miranda, o Unipam está tomando todas as medidas para que as aulas voltem presencialmente a partir do dia 13 de outubro.

Segundo ele, a principal preocupação é com a saúde e a instituição está aguardando o protocolo estadual. “Após a divulgação deste protocolo nós ainda vamos aguardar um posicionamento da prefeitura permitindo retomar as nossas atividades, claro, seguindo todas as normas estabelecidas”, disse Henrique. Em pensamento contrário, o Diretor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Weverson Morais, disse que o IFTM não retornará as atividades presenciais antes de 31 de dezembro. Segundo ele, em reunião entre os diretores, ficou decidido que a instituição não retornaria até que a situação tenha sido controlada.

Assim como a IFTM, a Universidade Federal de Uberlândia, Campus Patos de Minas, e a FINON também se posicionaram e não deverão retornar as atividades presenciais em 2020. O Prefeito Municipal José Eustáquio Rodrigues Alves, disse que a reunião foi bastante produtiva e, pela primeira vez, ele não se sentiu pressionado a abrir determinado setor. Segundo o Prefeito, a situação da cidade é preocupante, mas cada instituição terá autonomia para decidir se irá retornar ou não. O chefe do Comitê Municipal de Combate a Covid-19 na capital do milho ressaltou que a situação da cidade não está muito positiva devido aos pacientes da região, que são a maioria nos hospitais, principalmente, no hospital de campanha.

Segundo Célio Adriano, é preciso que as pessoas parem de relaxar nos cuidados e levem a pandemia mais a sério. Ele falou também que o município teme regredir para a onda vermelha do Plano Minas Consciente na próxima semana.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais