Em novo Decreto, Prefeito cria Comitê para decidir ações de enfrentamento ao Coronavírus

O órgão é formado por representantes de diversas categorias e fará a primeira reunião ainda hoje.

Um novo Decreto Municipal publicado nesta quarta-feira (08) no Diário Oficial do Município estabelece a criação de um Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Patos de Minas. O órgão é formado por representantes de diversas categorias e fará a primeira reunião ainda hoje para decidir se acata ou não a recomendação do Ministério Público para fechar o comércio no período de 09 a 12 de abril.

O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19) será gerido por um núcleo deliberativo e por uma coordenação executiva. O Núcleo deliberativo, que é quem vai tomar as decisões, será coordenado pelo prefeito José Eustáquio e terá a participação de um representante técnico da saúde, um representante da comissão de saúde da Câmara Municipal, um representante da Associação Médica, representante da Superintendência Regional de Saúde, representante da Secretaria Municipal de Saúde e um representante do Conselho Municipal de Saúde.

Já o Núcleo Consultivo do Comitê será formado por representantes do Ministério Público de Minas Gerais, Procuradoria Federal, Poder Judiciário, OAB – 45ª Subseção, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, UNIPAM,  Faculdade de Patos de Minas (FPM), UFU - campus Patos de Minas, entidades ligadas ao comércio, indústria e serviços, entidades sindicais dos trabalhadores ligadas ao comércio, indústria e serviços, e entidades assistenciais (Lions, Rotary, Maçonaria).

Segundo o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves todas as medidas relacionadas à prevenção e o combate ao coronavírus na cidade a partir de agora terão como base as decisões do Comitê. “Então é pra isso que nós criamos (comitê), no sentido de dar uma agilidade aos trabalhos, principalmente na área de compras das coisas que necessitam para o combate ao coronavírus”, informou o prefeito.

O comitê também terá coordenadorias de saúde, assistência social e de apoio ao empreendedor que vão ficar responsáveis por incrementar ações como a distribuição de cestas básicas para os mais necessitados e também a distribuição de materiais de higiene e limpeza para quem precisa. O Patos Hoje apurou que mais de 200 pessoas já se inscreveram solicitando doações.

Na reunião dessa quarta-feira, os membros do comitê deverão apresentar um balanço das ações que já foram tomadas e decidir se acatam a recomendação do Ministério Público que pede o fechamento do comércio de quinta-feira (09) a domingo (12).

Últimas Notícias

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Homem cobra dívida de jovem por aluguel de bicicleta e é esfaqueado em bar, no centro de Varjão de Minas

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária publica nota de profundo pesar pela morte de trabalhadores

Veja mais

SAMU e Bombeiros confirmam morte de 3 trabalhadores que inalaram gás tóxico em fosso de fazenda

Veja mais

URT espera cerca de 3.500 torcedores na Arena DB para a estreia no Módulo II

Veja mais