Dom Cláudio Nori Sturn celebra a Missa do Crisma na Catedral de Santo Antônio

Fiéis e religiosos lotaram a Matriz de Santo Antônio na manhã desta quinta-feira (09) na Missa do Crisma.

Fiéis e religiosos de todas as cidades que compõem a Diocese de Patos de Minas lotaram a Matriz de Santo Antônio na manhã desta quinta-feira (09) na Missa do Crisma. A celebração da Bênção dos Santos Óleos foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Cláudio Nori Sturn.

A Missa do Crisma reúne o clero para abençoar os óleos que serão usados pela Igreja Católica durante todo o ano nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação. Além disso, sempre que houver celebração com óleo, ele deve estar à disposição do ministro juntamente com uma jarra com água, bacia, sabonete e toalha para as mãos.

Abençoar os santos óleos usados no ano inteiro nas paróquias da cidade é uma das cerimônias litúrgicas da Semana Santa. Ela conta com a presença de bispos e sacerdotes de toda a Diocese. É um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.

Os Santos Óleos sãos compostos por óleo de oliva misturado com perfume de bálsamo. São três os óleos abençoados nesta celebração:

Óleo do Crisma: uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no Sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento do Ordem, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos Sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos: é usado no Sacramento da Unção dos Enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais