Diocese de Patos de Minas publica novo comunicado suspendendo missas públicas

Missas públicas, encontros da catequese, promoções culturais e sociais, eventos e congressos públicos ficarão suspensos temporariamente.

A suspensão das missas vai até o 3 de abril.

Como forma de prevenção à pandemia do Covid-19 (Coronavírus), a Diocese de Patos de Minas publicou um novo comunicado nesta terça-feira (17) determinando a suspensão de diversas atividades da Igreja Católica na região. Missas públicas, encontros da catequese, promoções culturais e sociais, eventos e congressos públicos ficarão suspensos temporariamente. A suspensão das missas vai até o 3 de abril.

O comunicado fala em tempos difíceis para o povo. “Em tempos difíceis para todo o povo, recordamos o que nos ensina o Apóstolo Pedro: “cuidai do rebanho de Deus que está sob o vosso cuidado” (1Pd 5, 2)”, citou. E continua destacando que o estado é de emergência devido ao avanço da pandemia do coronavírus (COVID-19). O comunicado ainda se fundamenta nas recomendações das autoridades civis e da saúde pública.

Pela determinação, os encontros de catequese; a realização de eventos, assistenciais e demais atividades programadas pelas diversas pastorais, comissões e movimentos eclesiais (grupos de oração, reuniões, cursos, palestras, retiros); as promoções culturais e sociais (festas, cafés, chás, almoços, jantares, confraternizações); e o Congresso Diocesano dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística estão suspensos temporariamente.

Com relação à celebração da Santa Missa e dos demais Sacramentos, ficarão suspensas as Celebrações Eucarísticas públicas, de 18 de março a 03 de abril, ressalvando que, em todas as paróquias, os presbíteros deverão celebrar, diariamente, a Santa Missa, de forma privada, em favor do Povo de Deus. A missa dominical das 7h00 na Catedral de Santo Antônio será mantida com a presença apenas da equipe de liturgia e com a transmissão pela Rádio Clube, para que as pessoas possam acompanhar de suas casas. O mesmo vale para as demais Paróquias onde há possibilidade da transmissão da missa dominical pelos meios de comunicação, que seja celebrada com a presença apenas da equipe de liturgia.

O comunicado também informa que, na impossibilidade de participação presencial, neste tempo de exceção, a Santa Missa, com a comunhão espiritual, pode ser acessada por meio da televisão, do rádio e da internet, cumprindo, assim, o preceito dominical. Outra ordem é para que não sejam realizadas celebrações penitenciais comunitárias, e mantenham-se as confissões individuais, sendo celebrados somente Batismos de emergência.

Com relação aos casamentos já agendados, deverá ser tratado com os noivos a respeito da conveniência de sua celebração pública. Também ficaram suspensas, por tempo indeterminado, as novenas, tríduos e procissões programadas. As celebrações da Semana Santa e Páscoa serão emitidas, em tempo oportuno, orientações específicas.

As Igrejas deverão permanecer abertas, higienizadas e bem arejadas; que os presbíteros ampliem os horários de atendimento no templo, respeitando a distância física recomendada;  que presbíteros e diáconos cuidem de, pessoalmente, levar aos idosos e doentes que solicitarem a Sagrada Comunhão Eucarística; que se coloque em destaque no templo a imagem de Nossa Senhora, para especial veneração, e disponibilize-se aos fiéis uma oração de súplica em favor de toda a humanidade; que se promova e estimule a Leitura Orante da Palavra e a oração do terço em família; que se estimule a atenção e cuidados às necessidades de vizinhos e familiares em quarentena domiciliar.

Para finalizar, o comunicado exprime que essa pandemia não foi querida por Deus, mas por Ele permitida e que todos sintam um forte convite à conversão neste tempo quaresmal. “É tempo de alimentar a esperança, promover a solidariedade e incentivar a oração. É tempo de ousada criatividade para cuidar do rebanho. Sob a intercessão de Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio, rezemos pelas autoridades, profissionais da saúde, vítimas e todos os que mantêm os serviços essenciais da sociedade, para superarmos a crise que atinge a todos indistintamente.”, concluiu invocando sobre todos as famílias a bênção de Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo, Amém.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais