Diagnóstico habitacional aponta déficit de 6 mil moradias em Patos de Minas
O encontro, desta vez, teve como objetivo a apresentação do diagnóstico da área de habitação de Patos de Minas.
A diretoria de habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou, na noite dessa terça-feira (19), a 6ª audiência pública do Plano Local de Habitação de Interesse Social. O encontro, desta vez, teve como objetivo a apresentação do diagnóstico da área de habitação de Patos de Minas.
O estudo foi feito por uma empresa de consultoria da cidade de Uberlândia. Durante seis meses os técnicos avaliaram cada detalhe do setor de habitação em Patos de Minas e identificou que a cidade precisa construir 6 mil moradias para atender às necessidades da população mais carente, com renda de até seis salários mínimos.
De acordo com o diretor de habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Carlos Rezende, a partir do diagnóstico a Prefeitura poderá elaborar as políticas públicas necessárias para resolver o problema. De acordo com ele,o plano é a longo prazo e as ações devem ser realizadas nos próximos anos.
Outras duas audiências públicas ainda devem ser realizadas para a elaboração definitiva do Plano Local de Habitação de Interesse Social. O PLHIS é uma exigência do Governo Federal para a liberação de recursos para a construção de moradias para a população de baixa renda.
A população deve participar das audiências, apresentando sugestões e reivindicando melhorias para a área de habitação. A partir das discussões nas audiências é que a Prefeitura vai elaborar o Plano de Habitação.