Deputados vêm a Patos de Minas conhecer a realidade da segurança pública na região

As informações apresentadas durante a audiência pública vão fazer parte de um diagnóstico sobre a segurança pública no Estado.

Os deputados estaduais da comissão de segurança pública da Assembleia Legislativa de Minas, João Leite (PSDB) e Maria do Carmo Lara (PT) participam em Patos de Minas, juntamente com os deputados Hely Tarquínio e Elmiro Nascimento, de uma audiência pública. Eles querem conhecer a realidade da Segurança Pública na região. O encontro acontece no plenário da Câmara Municipal.

Também participam da audiência, a prefeita Béia Savassi, o presidente da Câmara, Amarildo Ferreira, o representante do Poder Judiciário, Vinícius de Ávila Leite, os promotores de justiça, Paulo César de Freitas, Manoel Luiz de Andrade e José Carlos de Oliveira Campos Júnior, a superintendente de integração da Secretaria de Defesa Social, Geórgia Ribeiro Rocha e o sub-secretário de políticas antidrogas, Clóvis Eduardo Benevides, além dos representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal.

Depois da abertura do encontro, o coronel Marco Aurélio, comandante da 10ª Região da Polícia Militar apresentou dados estatísticos da segurança pública na região. Ele informou que a 10ª RPM possui 972 policiais para atender 23 municípios, o que significa um policial para cada 500 habitantes. Em 2008, o número de crimes violentos chegou a 4,86 para cada grupo de mil habitantes.

O chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, Márcio Siqueira, mostrou o trabalho que é desenvolvido na região, como a prisão das quadrilhas responsáveis pelo tráfico de drogas e a elucidação dos homicídios. Segundo o delegado, o índice de apuração dos crimes contra a vida na região ultrapassa 74%.


As informações apresentadas durante a audiência pública vão fazer parte de um diagnóstico sobre a segurança pública no Estado, que está sendo elaborado pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa. As sugestões oferecidas pelas autoridades e pelas comunidades de cada região serão encaminhadas aos órgãos responsáveis pela segurança em Minas.

A meta da comissão é visitar todas as 17 cidades que são sedes das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs). Os deputados já passaram por oito municípios e perceberam que as maiores reclamações da população na área de segurança pública estão relacionadas ao tráfico de drogas e superpopulação carcerária. Em Patos de Minas, ainda falta um abrigo para menores, o Presídio Sebastião Satiro está com o dobro da capacidade, a principal delegacia da Polícia Civil funciona em estrutura precária e não há uma clínica para recuperação de drogados.

A integração das polícias é apontada como um dos principais fatores para a redução da taxa de criminalidade nos municípios.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais