Deputados vêm a Patos de Minas conhecer a realidade da segurança pública na região

As informações apresentadas durante a audiência pública vão fazer parte de um diagnóstico sobre a segurança pública no Estado.

Os deputados estaduais da comissão de segurança pública da Assembleia Legislativa de Minas, João Leite (PSDB) e Maria do Carmo Lara (PT) participam em Patos de Minas, juntamente com os deputados Hely Tarquínio e Elmiro Nascimento, de uma audiência pública. Eles querem conhecer a realidade da Segurança Pública na região. O encontro acontece no plenário da Câmara Municipal.

Também participam da audiência, a prefeita Béia Savassi, o presidente da Câmara, Amarildo Ferreira, o representante do Poder Judiciário, Vinícius de Ávila Leite, os promotores de justiça, Paulo César de Freitas, Manoel Luiz de Andrade e José Carlos de Oliveira Campos Júnior, a superintendente de integração da Secretaria de Defesa Social, Geórgia Ribeiro Rocha e o sub-secretário de políticas antidrogas, Clóvis Eduardo Benevides, além dos representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal.

Depois da abertura do encontro, o coronel Marco Aurélio, comandante da 10ª Região da Polícia Militar apresentou dados estatísticos da segurança pública na região. Ele informou que a 10ª RPM possui 972 policiais para atender 23 municípios, o que significa um policial para cada 500 habitantes. Em 2008, o número de crimes violentos chegou a 4,86 para cada grupo de mil habitantes.

O chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, Márcio Siqueira, mostrou o trabalho que é desenvolvido na região, como a prisão das quadrilhas responsáveis pelo tráfico de drogas e a elucidação dos homicídios. Segundo o delegado, o índice de apuração dos crimes contra a vida na região ultrapassa 74%.


As informações apresentadas durante a audiência pública vão fazer parte de um diagnóstico sobre a segurança pública no Estado, que está sendo elaborado pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa. As sugestões oferecidas pelas autoridades e pelas comunidades de cada região serão encaminhadas aos órgãos responsáveis pela segurança em Minas.

A meta da comissão é visitar todas as 17 cidades que são sedes das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs). Os deputados já passaram por oito municípios e perceberam que as maiores reclamações da população na área de segurança pública estão relacionadas ao tráfico de drogas e superpopulação carcerária. Em Patos de Minas, ainda falta um abrigo para menores, o Presídio Sebastião Satiro está com o dobro da capacidade, a principal delegacia da Polícia Civil funciona em estrutura precária e não há uma clínica para recuperação de drogados.

A integração das polícias é apontada como um dos principais fatores para a redução da taxa de criminalidade nos municípios.

Últimas Notícias

Operação Álbum Fantasma da Polícia Civil apreende figurinhas da copa suspeitas de falsificação

Veja mais

Empregadores são obrigados a liberar empregados quando dos jogos da Copa? Doutor Brian explica

Veja mais

Polícia Civil conclui investigação e indicia idoso por zoofilia contra cadela em Rio Paranaíba

Veja mais

Prefeita Sandra Gomes anuncia Di Paullo e Paulino no encerramento da Fenamilho 2026

Veja mais

Idoso de 85 anos é preso com espingarda após denúncias de ameaças e agressões contra esposa e filha em Patos de Minas

Veja mais

Patenses brilham em competições pelo país; Rafael Nascimento foi bronze no Pan-Americano de Karatê

Veja mais