Decreto municipal amplia medidas para evitar a propagação do Coronavírus em Patos de Minas

O documento taz inúmeras medidas que praticamente muda a rotina de todos os patenses.

Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas publicou nesta terça-feira (17) o decreto municipal nº 4.789 que dispõe sobre as medidas de proteção à coletividade a serem adotadas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus no município. O documento taz inúmeras medidas que praticamente mudam a rotina de todos os patenses. Dentre as medidas estão suspensões das sessões do cinema, festas e shows em salões, boates, bailões pelo período de 30 dias.

Na área da educação, as aulas do ensino fundamental, tanto das instituições públicas ou privadas, ficarão suspensas do dia 18 a 24 de março. As instituições de ensino superior, tanto públicas ou privadas, também devem proceder da mesma forma. Como não haverá aulas, o Passe Livre nesse período não poderá ser usado e o transporte escolar também ficará suspenso.

Na área da saúde, o documento detalha a forma de tratamento dos pacientes com suspeita de coronavírus, determinando, por exemplo, o isolamento. Neste caso, portaria do Governo Federal determina que, em caso de descumprimento, a polícia deverá ser acionada. Todos os servidores da saúde não poderão tirar férias, nem licenças nesse período. Os moradores de rua com suspeita de portar o Coronavírus devem ser isolados nos leitos do CAPS AD. O decreto ainda detalha várias outras medidas na área da saúde.

Com relação ao setor de cultura, esporte, turismo e lazer, o decreto municipal traz mais uma série de suspensões. As atividades no Museu Muncipal, Praça CEU, Biblioteca Municipal e Projetos Esportivos estão suspensos. A 1ª Rodada da Taça da Zona Rural de Futebol foi adiada para o dia 29 de março. Também foram suspensos por 30 dias eventos diversos, reuniões, festas, feiras e congressos, púbicos ou privados, com mais de 10 pessoas, sendo que os alvarás concedidos foram cancelados. Suspende também os campeonatos de futebol por 15 dias.

O decreto ainda confere alterações na área de Desenvolvimento Social, Área da Agricultura, Trânsito, Procon e Finanças. Estabelece ainda medidas sociais para evitar a disseminação do vírus como distanciamento e assepsia das mãos e ambientes. O documento ressalta que o Comitê Municipal vai acompanhar a evolução dos resultados, podendo o prazo ser prorrogado e/ou novas medidas serem determinadas para controle do coronavírus. Leia o Decreto na Íntegra!

Últimas Notícias

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais

Durante confraternização, CEMIL apresenta nova frota e cobra medidas contra a importação de leite

Veja mais

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais