Decisão judicial indefere pedidos do MP se mostrando favorável à regularização de chacreamentos

O magistrado indeferiu os pedidos liminares do Ministério Público que visava à proibição da continuação do parcelamento do solo.

Fórum de Patos de Minas (Foto: Arquivo Patos Hoje)

Uma decisão judicial proferida recentemente em Patos de Minas se mostrou favorável à regularização dos chacreamentos no município. O Juiz Marcus Caminhas Fasciani utiliza a Lei 13.465/17 para amparar sua decisão. O magistrado indeferiu os pedidos liminares do Ministério Público que visava à proibição da continuação do parcelamento do solo.

De acordo com a decisão, a lei de 2017 flexibiliza as exigências do poder público para a regularização dos núcleos urbanos informais comprovadamente existentes até dezembro de 2016. Apesar de o contrato de aquisição das chácaras serem posteriores a esta data, ele explica que a justiça deve ser prudente ao conceder os pedidos para impedir as vendas.

O magistrado ainda mostra que, de acordo com a lei, mesmo uma área rural, pode ser considerada como um núcleo urbano informal. A advogada Selma Vidal das Chagas salientou que é preciso regularizar estes imóveis que estão do outro lado do Rio Paranaíba, o que fará com que o Município comece também a receber o IPTU.

A decisão também destacou esta necessidade de não frear o desenvolvimento do município e que a proibição da legalização acaba prejudicando a população mais carente ao invés de protegê-la. Salientou também que o Ministério Público tem legitimidade para buscar por via administrativa a regularização dos lares dessas famílias.

Em Patos de Minas, há vários chacreamentos que não possuem a documentação regular. Segundo Selma Chagas, a nova legislação permite que atualmente haja o parcelamento do solo rural, mesmo não havendo o módulo de 2 hectares, o que era considerado o principal obstáculo para os chacreamentos. De acordo com representantes dos empreendedores, há no município cerca de 4 mil imóveis dessa natureza de forma irregular.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais