Crescimento da APAC impressiona e recuperandos começam a prestar serviços para sociedade

O método APAC economiza dinheiro, tempo e torna a recuperação dos internos muito mais eficiente do que o sistema convencional.

Os recuperandos seguem uma rotina de atividades que começa às 6h da manhã e vai até às 22 horas.

Quem vê a estrutura do Sistema Apac de Patos de Minas crescendo dia após dia não imagina que ate muito pouco este terreno estava praticamente vazio. A construção começou ha menos de 10 anos e todo o trabalho foi feito pelos próprios recuperandos. O método APAC economiza dinheiro, tempo e torna a recuperação dos internos muito mais eficiente do que o sistema convencional.

Se ociosidade das pessoas condenadas pela Justiça dentro dos presídios é motivo de crítica da sociedade, no método Apac, o trabalho e um dos pilares de sustentação. Os recuperandos que são levados para a Associação de Proteção aos Condenados seguem uma rotina de atividades que começa às 6h da manhã e vai até às 22 horas e que inclui trabalho, estudo, oração e muita disciplina.

Com uma estrutura de cerca de 4 mil metros quadrados construída pelos próprios recuperandos, a APAC de Patos de Minas possui oficinas de marcenaria, serralheira e corte e costura. Tem auditório, refeitório e uma escola que está fazendo toda a diferença. O Hugo Damasceno faz faculdade à distância de dentro da unidade.

Além disso, os recuperandos da APAC, através de uma parceria entre o Poder Judiciário, Ministério Público e Prefeitura, começam a oferecer mão de obra para a realização de serviços públicos. Eles trabalharam na reforma do IML e já estão atuando na recuperação de vias públicas, que estão tomadas pelos buracos.

Todo o trabalho é voluntário. Eles não recebem salários. Mas as atividades ajudam no cumprimento da pena. Para cada três dias de trabalho, um dia é descontado do tempo da pena. As aulas também contam para a redução da pena. E o método APAC vai muito além. O principal objetivo  aqui é voltado para recuperar a pessoa que foi condenada pela Justiça.

Os resultados são impressionantes. Mesmo custando três vezes menos que o sistema convencional, o método APAC consegue a ressocialização até 90% dos condenados pela Justiça, enquanto no sistema convencional esse percentual não passa de 15%. Isso significa que apenas 10% dos recuperandos da Apac voltam a cometer crimes, enquanto no sistema convencional esse percentual chega a 85%.

Com a crise do Sistema Prisional no Brasil, a APACs vem ganhando força como alternativa para amenizar o problema da reincidência criminal no país. Em Patos de Minas, a APAC recebe 36 recuperandos, mas existem planos para crescer e este número pode passar de 150 em poucos meses.

Últimas Notícias

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais

Cratera se abre em movimentada avenida de Patos de Minas e exige atenção dos motoristas

Veja mais

Aposentada invade apartamento de policial, se nega a sair e acaba presa por perseguição e vários outros crimes

Veja mais

Quatro rotatórias da av. Marabá sofrerão mudanças na sinalização e passarão a ter a preferência

Veja mais