Córrego nos fundos do bairro Guanabara é tomado por esgoto e fica coberto de espuma

Na manhã desta quarta-feira (06), a poluição era tanta que a água foi coberta por espuma.

O dinheiro que a Copasa cobra mensalmente dos contribuintes para fazer a coleta e o tratamento de esgoto em Patos de Minas ainda não foi suficiente para melhorar as condições do Córrego dos Rodrigues que passa nos fundos do bairro Guanabara. A área de preservação está tomada pelo esgoto. Na manhã desta quarta-feira (06), a poluição era tanta que a água foi coberta por espuma.

Moradoras indignadas com a poluição do córrego denunciaram o despejo de esgoto no local. As irmãs Euridiene e Edna Silva moram bem próximas e ficaram surpresas com a quantidade de esgoto que está sendo despejada nas águas do Córrego dos Rodrigues. "Eu chamei a reportagem aqui pra vocês verem como está sendo o tratamento de esgoto de Patos de Minas", desabafou Euridiene.

Além da poluição da água, o esgoto deixou a área tomada pelo mau cheiro. A Edna está preocupada com a situação. Ela disse que até bem pouco tempo era possível ver peixes nadando no Córrego e outros animais habitando o lugar. Com a água poluída isso não acontece mais. Edna pede que autoridades tomem providências contra a Copasa.

O Córrego corta os bairros Lagoinha, Guanabara, Copacabana e Laranjeiras até chegar ao Rio Paranaíba. Do trecho que começa na rua São Geraldo para baixo, o esgoto tomou conta de toda a extensão. A sujeira muda a tonalidade da água.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - CODEMA - Ivanildo Alves disse que vai fazer uma fiscalização no local. A Companhia afirma que 80% do esgoto de Patos de Minas está sendo tratado.

Em respota a nossa reportagem a Copasa enviou a seguinte nota: "Em resposta à matéria publicada nesta quarta-feira (06/11) pelo portal Patos Hoje, a Copasa informa que uma equipe realizará, ainda hoje (06), a manutenção na rede de esgoto localizada próxima ao córrego Água Limpa, na altura do bairro Guanabara, em Patos de Minas.

A Companhia esclarece que o fato ocorreu devido à obstrução em um ponto da rede de esgotamento e que, até o dia de hoje (06), não havia nenhuma solicitação desse serviço registrada no sistema da empresa.

Para agilizar o atendimento, a Copasa orienta aos moradores que, tão logo tomem conhecimento deste tipo de ocorrência, entrem em contato com a empresa por meio de um dos canais de atendimento: Central de Atendimento “115”, Agência Virtual no site: www.copasa.com.br, ou pelo Aplicativo Copasa Digital (disponível para IOS ou Android)."

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