Corpo de Bombeiros e Samu utilizam helicóptero para transportar paciente com queimaduras
A Aeronave EC 145 tem capacidade para até dez pessoas.
A mais sofisticada estrutura de atendimento aeromédico disponível no Estado e uma das melhores do mundo para casos de urgência e emergência foi utilizada na manhã desta quinta-feira (05) em Patos de Minas para o transporte de um paciente para Belo Horizonte. O helicóptero do SAMU-Corpo de Bombeiros foi empenhado para garantir a transferência da vítima com total segurança.
A Aeronave EC 145 tem capacidade para até dez pessoas. Na configuração aeromédica, o helicóptero pode transportar duas macas com dois pacientes, além de médico, enfermeiro, tripulante operacional dos Bombeiros, um piloto e um co-piloto. E o mais importante, a aeronave está equipada com os mais modernos equipamentos disponíveis no mercado mundial.
Além disso, o helicóptero dispõe de dispositivo para resgate e salvamentos, farol de busca e pouso e sistema automático de controle de voo. A aeronave foi integrada ao serviço de atendimento móvel do SAMU e do Corpo de Bombeiros no início deste ano pelo governador Fernando Pimentel e poderá ser utilizada também no transporte de órgãos.
Nesta manhã em Patos de Minas, o helicóptero foi empenhado no transporte de um jovem de 28 anos com queimaduras graves pelo Corpo. Ele estava internado no Hospital Regional desde o último domingo, quando ateou fogo ao próprio corpo. Ainda correndo risco de perder a vida, ele foi transferido para o Hospital João XXIII em Belo Horizonte que é referência no Estado para o tratamento de queimados.
Autor: Maurício Rocha