Corpo de Bombeiros captura cascavel que ameaçava moradores do Alto Limoeiro
Ela será levada para um local seguro, longe do risco de acidentes e livre da ação do homem.
Uma enorme cobra cascavel, com quase um metro de comprimento, foi capturada no final da tarde dessa terça-feira (12) por homens do Corpo de Bombeiros. A serpente apareceu no meio da rua e se transformou em ameaça para os moradores. Ela será levada para um local seguro, longe do risco de acidentes e livre da ação do homem.
A cascavel é uma das serpentes mais temidas do Brasil. Ela chega a medir 1,5 m de comprimento e, quando se sente ameaçada, ataca com violência. A cascavel é responsável por 8% dos acidentes ofídicos que ocorrem no país. O veneno inoculado pela cascavel é neurotóxico, atuando no sistema nervoso central, causando dificuldades de respiração e de locomoção e podendo levar uma pessoa a morte.
Por isso, ao ouvir o chocalho, uma das características da cascavel, é melhor ficar atento. O Corpo de Bombeiros recomenda que as pessoas não mantenham contato com qualquer animal silvestre. Neste caso, o morador que acionou o Corpo de Bombeiros ficou de longe, monitorando a cobra, para que ela não invadisse nenhuma casa.
Apesar do risco para o ser humano, as cobras devem ser preservadas. Elas fazem parte da fauna e são importantes para o equilíbrio do meio ambiente. A cascavel é predadora de pequenos roedores e lagartos e serve de alimento para outros animais, como aves e até mesmo outras serpentes.
De acordo com o sargento Osmar, do Corpo de Bombeiros, a cascavel encontrada no bairro Alto Limoeiro foi capturada e será solta em local seguro.