Corpo de bombeiros apresenta dados de afogamentos e dá dicas para evitar acidentes na região

Nossa reportagem conversou com o Subcomandante do Corpo de Bombeiros em Patos de Minas

De outubro de 2019 a março de 2020 já foram registradas 12 ocorrências de afogamentos na área do 12° Batalhão. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

O tempo seco e ensolarado tem feito com que a procura pela diversão em rios, lagoas, balneários e cachoeiras seja cada vez mais frequente pela população. Diante disso, é preciso redobrar os cuidados com relação aos perigos de afogamentos. Nossa reportagem conversou com o Subcomandante do Corpo de Bombeiros em Patos de Minas na tarde dessa sexta-feira (18) e ele ressaltou a importância dos cuidados.

Em conversa com a nossa reportagem, o Major Arthur disse que, no período de outubro de 2019 a março de 2020, foram registradas cerca de 12 ocorrências de afogamentos na área do 12° Batalhão de Bombeiros Militares que compreende o Triângulo Mineiro e o Noroeste de Minas. O Major ressaltou que os afogamentos acontecem principalmente neste período em que a população procura por lagos, cachoeiras, rios e afins para se refrescar do calor e não tomam os devidos cuidados. O Major disse ainda que quando ocorrer um afogamento, as pessoas devem ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros.

"O instinto das pessoas é entrar no local e tentar salvar a pessoa que está se afogando e isso é muito perigoso, o mais aconselhável é arremessar algo para a pessoa segurar, seja uma corda, boia ou algo do tipo" disse o oficial. O Corpo de Bombeiros ainda orienta para que as pessoas não entrem em locais desconhecidos e nem em locais com grandes profundidades. "É preciso sempre estar atento pois as pessoas nunca estão preparadas para esse tipo de situação. O ideal é entrar em cachoeiras, lagos e afins já conhecidos e até onde a altura da pessoa suporta" finalizou o Subcomandante.

Infelizmente, o número de afogamentos em Minas Gerais também apresentou alta (9,4%) em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro-agosto). Para compreender melhor os fatores de risco que levam ao afogamento, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou uma pesquisa qualitativa em seus registros de atendimento que demonstram que o perfil dos óbitos por afogamento em Minas Gerais é de homens, com idade média de 25 anos.

O levantamento apontou que, entre janeiro a dezembro do ano passado, o CBMMG registrou 281 vítimas fatais por afogamento em todo o estado, sendo 254 vítimas do sexo masculino, 26 do sexo feminino e 1 vítima de sexo não identificado. Já no comparativo entre os períodos, a pesquisa demonstrou que, entre janeiro e agosto de 2019, das 177 ocorrências de afogamento atendidas pelo CBMMG, 164 eram vítimas do sexo masculino, enquanto 12 eram mulheres e 1 vítima de sexo não informado. Neste ano, entre janeiro e agosto, o Corpo de Bombeiros registrou 188 ocorrências de afogamento em todo o estado, sendo que 170 homens vieram a óbito e 18 mulheres, se tornaram vítimas fatais nos rios, cachoeiras e lagos de Minas.

Além disso, 33% dos casos de afogamento acontecem na faixa etária entre 19 e 32 anos de ambos os sexos. A pesquisa mostra que é praticamente 10 vezes maior a incidência de afogamentos de homens do que de mulheres. Com base na análise qualitativa nos relatórios de atendimento das ocorrências, é possível afirmar que a bebida alcoólica funciona como um dos principais fatores contributivos de afogamentos. Funcionando como um estimulante, o uso indiscriminado do álcool faz com que seus usuários adotem ações mais ousadas e de exposição ao risco para impressionar seus grupos nas cachoeiras, lagos ou piscinas.

Últimas Notícias

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais

Durante confraternização, CEMIL apresenta nova frota e cobra medidas contra a importação de leite

Veja mais

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais