Contrato de namoro afasta divisão de bens? Veja o que diz o advogado Brian Epstein

Namoro ou união estável?

O Código Civil diz que: “É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”. Logo, a união estável se equipara ao casamento, atraindo para os conviventes direitos a alimentos, sucessórios, previdenciários, partilha de bens etc.
Por outro lado, o namoro se caracteriza por ser uma relação de afetividade que se encerra com este único propósito não gerando a expectativa de qualquer outro direito. Namorados podem ou não ter a intenção de constituir uma família futuramente, diferentemente da união estável, em que já há uma família constituída.
Tem-se visto nos tempos atuais uma diversidade de relacionamentos (poliamor) sem o propósito de comunhão plena de vidas.
O pacto de namoro seria a materialização, por escrito, de intenções recíprocas, para evidenciar a não intenção de união estável/casamento, apenas sentimentos e afetos.
Há de se atentar que a realidade não pode ser modificada por um contrato. Não é justo, por exemplo, que se valha de um pacto de namoro para fraudar uma partilha de bens ou descaracterizar uma relação jurídica de fato.
A realidade hoje é que o contrato de namoro, majoritariamente, não tem sido reconhecido, o que tem gerado acaloradas discussões entre os técnicos do Direito.
Contudo, a evolução dos tempos, a superação de preconceitos e a rapidez em se estabelecer novos vínculos afetivos exige que o Direito se adeque aos comportamentos existentes na sociedade.
Certo é que as declarações de pessoas – livres, capazes, lúcidas – são sempre válidas e devem ser respeitadas.
Há de se falar em um Direito de Família mínimo, com menor intervenção do Estado. As regras liberais também cabem no Direito de Família. Mas orientar-se com Defensores Públicos, Núcleos Jurídicos ou Advogados é sempre aconselhável para, em cada caso específico, responder à pergunta do título.

.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais