Conselho Tutelar encontra quatro crianças abandonadas em casa no Jardim Esperança
O garoto de 11 anos, único homem entre as mulheres, disse que quando acordou os pais não estavam mais em casa.
Uma denúncia anônima levou conselheiros tutelares e policiais militares até uma residência no bairro Jardim Esperança. A informação era de que quatro crianças teriam sido abandonadas pelos pais. Este tipo de caso tem ocorrido com frequência em Patos de Minas e está se tornando motivo de preocupação.
Ao entrarem na casa, os conselheiros tutelares encontraram uma criança de 11 anos de idade tentando cuidar de outras três menores ainda, uma garota de 8 anos, outra de 5 anos e uma menininha menor ainda, de apenas 3 anos. De acordo com Francisco Silva, presidente do Conselho Tutelar, a casa estava bagunçada e as crianças sujas.
O garoto de 11 anos, único homem entre as mulheres, disse que quando acordou os pais não estavam mais em casa. Ele disse que não pode ir à escola por que precisava cuidar dos mais novos. O menino tinha feito o almoço, mas não podia levar a irmã mais nova para a creche por que não tinha roupa limpa.
Diante disso, os quatro irmãos foram levados para a Casa da Acolhida onde permanecem até hoje. Os pais das crianças ainda não foram localizados e nem procuraram o Conselho Tutelar para obter informações sobre os filhos. Foi a segunda vez que as crianças foram encontradas sozinhas em casa.
Francisco Silva informou que vai encaminhar um relatório ao Ministério Público pedindo providências para o caso. O presidente do Conselho Tutelar disse que vai sugerir a destituição do poder familiar ou a internação dos pais em uma clínica de recuperação de dependentes.
O abandono de crianças se tornou motivo de preocupação para o Conselho Tutelar. A prática está se tornando comum em Patos de Minas. Só este mês, 20 crianças foram recolhidas pelo órgão depois de serem abandonadas pelos pais.