Combate à violência contra mulher vai ganhar em alguns meses aplicativo em Patos de Minas

A Prefeitura diz que a tecnologia deve começar a funcionar em poucos meses

O aplicativo enviará a geolocalização da denunciante para a Polícia Militar

O combate à violência contra a mulher em Patos de Minas ganhará importante reforço: o aplicativo para celular Salve Maria. A ferramenta facilita as denúncias por meio de um ambiente seguro e de atendimento rápido, uma vez que a própria vítima pode apertar o Botão do Pânico e automaticamente acionar a Polícia Militar (PM), enviando ao mesmo tempo a sua geolocalização.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, o aplicativo oferece também o Botão Denúncia, por meio do qual terceiros podem acionar a PM diante de situações de violência, emitindo um alerta com a localização geográfica para que policiais verifiquem a ocorrência. Os chamados enviados por meio do Salve Maria são vinculados à mesma central dos registros via 190, sendo de exclusiva gerência da PM o controle das denúncias e a prioridade dos atendimentos.

A implantação do aplicativo em Patos de Minas será possível graças à parceria com a administração de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Governo desse município. A pasta fornecerá a ferramenta gratuitamente e dará assessoria para sanar quaisquer dúvidas que possam surgir quanto ao Salve Maria. O processo para disponibilizar essa tecnologia no município está em fase de elaboração de contrato, devendo entrar em operação em poucos meses.

A iniciativa de disponibilizar o aplicativo Salve Maria à população envolve esforços da prefeitura, por meio do Centro de Referência da Mulher, da Polícia Militar, da 45ª Subseção da Ordem de Advogados do Brasil - OAB Patos de Minas - e do vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior. Cada um dos envolvidos enviou representantes a Uberlândia para conhecer em detalhes como a ferramenta contribui para evitar a morte de mulheres por feminicídio e agressões diversas.

O Salve Maria foi desenvolvido pelo Governo do Piauí, por meio de parceria entre a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O aplicativo para celular expandiu-se para outros estados do país, como Maranhão, Santa Catarina e Minas Gerais, sendo Uberlândia a cidade pioneira na implantação entre os municípios mineiros.

De acordo com informações divulgadas pela Globo nesta quinta-feira (03), o Brasil teve um aumento de 7,3% nos casos de feminicídio em 2019 em comparação com 2018, levantamento feito com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. São 1.314 mulheres mortas pelo fato de serem mulheres – uma a cada 7 horas, em média.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais