Com várias autoridades, Justiça apresenta Sistema Processual Eletrônico em Patos de Minas

Uma equipe de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apresentou o sistema a juízes.

Uma equipe de magistrados apresentou o sistema para as pessoas presentes.

O Processo Judicial eletrônico (PJe-CNJ) 1ª Instância foi apresentado à comunidade de Patos de Minas nesta sexta-feira (09). Uma equipe de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apresentou o sistema a juízes, defensores públicos, promotores, advogados e a sociedade patense. O prefeito Pedro Lucas Rodrigues participou da reunião.

O encontro foi realizado no auditório da CDL. Antes, o juiz diretor do Foro da comarca, Tenório da Silva Santos, falou sobre a implantação do processo eletrônico na cidade. Segundo o cronograma já divulgado pelo TJMG, a partir de 03 de novembro de 2015, o peticionamento eletrônico e demais atos processuais será obrigatório nas 1ª e 2ª Varas Cíveis, na Vara de Família e Sucessões, na Vara de Execuções Criminais, da Infância e da Juventude e de Precatórias Cíveis e Criminais e na Vara Criminal e de Acidentes do Trabalho da comarca de Patos de Minas.

O Desembargador André Leite Praça falou que é preciso movimentar a roda da justiça para revolver os problemas do poder judiciário. Ele ressaltou que Minas Gerais está dando uma lição no país e falou que o sistema ainda tem problemas, mas está trabalhando para resolvê-los. O desembargador é presidente do comitê de instalação de implantação do PJe em 20 cidades mineiras do interior.

O desembargador, Antônio Sérvulo dos Santos, corregedor-geral, destacou a necessidade de se fazer uma justiça mais célere, devendo-se agir dentro do prazo razoável. “Quem começou, não quer mais voltar atrás”, afirmou. Ele também informou que o tribunal já atingiu o limite prudencial de gastos com pessoal. “Tem 86 juízes aprovados, mas não há como empossá-los”, concluiu.

Até o primeiro semestre de 2016, todas as comarcas de entrância especial terão o PJe-CNJ 1ª Instância. O Processo Judicial eletrônico (PJe-CNJ - 1ª Instância) adotado pelo TJMG pode ser definido como um sistema informatizado que reproduz todo o procedimento judicial em meio eletrônico, substituindo o registro dos atos processuais no papel por armazenamento e manipulação dos autos em meio digital.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Motorista embriagado bate em veículo parado, tenta fugir e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais