Com nota 2,5 Patos de Minas fica em 487º lugar no ranking de transparência dos municípios
Entre os 853 municípios de Minas, mais de 100 tiraram nota zero.
Em uma escala que vai de zero a 10, o município de Patos de Minas alcançou nota 2,5 em uma avaliação realizada pelo Ministério Público Federal para avaliar a transparência das Prefeituras brasileiras na divulgação das receitas e despesas. Entre os 853 municípios de Minas, mais de 100 tiraram nota zero.
A avaliação dos portais da transparência dos 5.568 municípios brasileiros e dos 27 entes da federação aconteceu no período de 08 a setembro a 09 de outubro e avaliou aspectos legais e boas práticas de transparência. O trabalho faz parte da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro.
Com nota 2,5, Patos de Minas ocupou apenas o 487º lugar no Estado de Minas, ao lado da cidade de Patrocínio que também obteve nota 2,5. Entre as cidades da região, Lagoa Formosa obteve o melhor resultado com nota 6,10. A maior nota em Minas foi da cidade de Santana do Paraíso com nota 8,9. A média do Estado de Minas foi de 7,8 pontos.
O fraco desempenho alcançado pela cidade de Patos de Minas pode estar relacionado à mudança do sistema de informática da Prefeitura. A nova empresa contratada para prestar o serviço tem sido alvo de muitas reclamações. As ferramentas disponibilizadas até hoje não funcionam de forma adequada para atender as demandas do município.
Para se ter uma ideia, a Administração Municipal ainda não conseguiu apresentar as contas do segundo quadrimestre do ano de 2015, referente aos meses de maio a agosto. A apresentação dos dados em audiência pública na Câmara Municipal é uma exigência da lei e pode trazer sérias consequências para o município e para o gestor.
Autor: Maurício Rocha