Com casa tomada por esgoto toda vez que chove, moradores cobram providências da Copasa
Uma família que mora na rua das Acácias, bem no centro de Patos de Minas, está revoltada com o descaso da Copasa.
Reportagem atualizada às 17h11 desta quinta-feira (12) para inserir o posicionamento da Copasa
Uma família que mora na rua das Acácias, bem no centro de Patos de Minas, está revoltada com o descaso da Copasa. Com a casa sendo tomada por esgoto toda vez que chove, os moradores cobraram providências da Companhia de Saneamento, mas nenhuma medida foi tomada até agora para resolver o problema.
“A gente não dorme mais desde que começaram as chuvas”, disse o fotógrafo Valder de Lima. Segundo ele, desde que a Copasa realizou uma obra próxima a sua casa, toda vez que chove, o esgoto retorna pelos ralos do banheiro e inunda os quartos, a sala e a cozinha. Além da sujeira, o mau cheiro toma conta da casa.
Valder afirma que além do incômodo de ter a casa invadida pelo esgoto, a família também está tendo prejuízos, com perdas de bens. Ele disse que já procurou a Companhia de Saneamento e que foi inclusive bem tratado com a promessa de que o problema seria resolvido, mas nada foi feito até agora.
O morador não poupou críticas à companhia que, segundo ele, não faz jus à cobrança da Taxa de Esgoto que é debitada todo mês na conta dos moradores de Patos de Minas. Ao expor o problema no Patos Hoje e cobrar mais uma vez uma ação da Copasa, ele espera que alguma medida seja tomada para evitar que o esgoto continue invadindo sua casa.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Copasa, a empresa realizou, nesta semana, a inspeção e a limpeza na rede coletora de esgoto da rua das Acácias, no Centro de Patos de Minas. Técnicos da empresa estiveram na referida rua, no último domingo (08/12), e constataram que o problema foi decorrente da ligação irregular de drenagem pluvial às redes de esgoto que, com o grande índice pluviométrico registrado na cidade nos últimos dias, ocasionaram o refluxo de esgoto no imóvel.
A Companhia esclareceu que a coleta e o tratamento do esgoto começam na porta dos imóveis, com a ligação, que deve ser solicitada à empresa por cada cliente. Para aderir ao sistema de esgotamento sanitário, a Copasa recomenda aos clientes que se dirijam até à agência de atendimento, na rua Dona Luiza, 1.325, bairro Cristo Redentor.