Com alta de 140% nos casos de Covid-19 em uma semana, Patos de Minas preocupa o Estado

Chefe do Executivo patense e secretário municipal de Saúde participaram da videoconferência e expuseram preocupação com o cenário que vem se desenhando.

A videoconferência foi realizada nessa terça-feira (2).

O crescimento do número de confirmações de Covid-19 na macrorregião de saúde Noroeste, da qual Patos de Minas é cidade polo, é acompanhado com preocupação pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Nessa terça-feira (2), por videoconferência, o titular da pasta, Carlos Eduardo Amaral, conversou a esse respeito com representantes de municípios que integram a macrorregião. O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves e o secretário municipal de Saúde, Carlos Rezende, participaram da reunião e também expuseram apreensão com o cenário que vem se desenhando.

Segundo Amaral, o Governo estadual tem acompanhado os efeitos das flexibilizações por meio do número de notas fiscais emitidas na região, em especial em Patos de Minas. “Segundo o secretário, o município está emitindo notas fiscais acima da média de outras cidades mineiras, o que mostra comércio e serviços bastante ativos em tempo de pandemia. Ele deixou manifestada a preocupação com o aumento dos casos aqui, ressaltando que exercemos liderança na região e recebemos pacientes de fora”, disse Carlos Rezende.

Ainda conforme o secretário municipal de Saúde, embora buscam-se formas de ampliar a estrutura hospitalar local, essa ampliação é limitada e pode não ser suficiente sequer para suprir a necessidade dos municípios mais próximos a Patos de Minas. “Hoje o Hospital Regional tem dez leitos de UTI e nove leitos clínicos para Covid-19. Temos alguns agravantes que precisam ser considerados, como o fato de recebermos cerca de 25 mil trabalhadores safristas, de contrato temporário, e estarmos entre os eixos Rio de Janeiro-Brasília e São Paulo-região Nordeste”, ponderou.

As considerações do secretário de Saúde de Minas causaram preocupação também na diretora-adjunta da Superintendência Regional de Saúde, Noemi Portilho, que acompanhou a videoconferência. “Vimos que a velocidade de crescimento da curva de contaminação por Covid-19 na macrorregião Noroeste é 1.57, maior do que o 1.27 do estado. As medidas de isolamento surtiram efeito por um bom tempo, e isso foi importante. É preciso seguirmos cautelosos para não entrarmos em colapso.”

Medidas –  Mediante o aumento do número de pacientes com Covid-19 no município, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus deliberou a adesão irrestrita ao Programa Minas Consciente, o que resultará em mudanças. A decisão segue também recomendação do Ministério Público Estadual. Por sua vez, a Secretaria de Saúde anunciou ações mais enérgicas, como a instalação de barreiras sanitárias restritivas.

Detalhes dessas decisões serão anunciados em coletiva de imprensa marcada para às 9h desta quarta-feira (3). A entrevista será transmitida ao vivo pelo Instagram (@prefeiturapatosdeminas) e pelo canal do Youtube (Prefeitura Patos de Minas) do Executivo local.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais

Homem que enviava cartas e tentou beijar garota à força, além de outros atos, é preso em Lagoa Grande

Veja mais

Policiais prendem mulher durante visita íntima e mais dois detentos por tráfico na Penitenciária do Carmo

Veja mais

Ao ser advertido sobre mendicância, homem ameaça com faca diretor da Rodoviária e acaba preso

Veja mais

Condutora é presa após atingir poste e lixeira e ameaçar de morte policial no Centro

Veja mais

Polícia Civil detalha operação que apreendeu máquinas de bronzeamento artificial em Patos de Minas

Veja mais