Cobertura vacinal contra a Influenza é considerada “muito baixa” e preocupa município
A campanha de vacinação contra Influenza acontece em todo o país até o dia 31/05.
O cenário da vacinação contra a Influenza no país não é positivo, o que tem sido um reflexo em Patos de Minas. Pouco menos de um mês após começar a campanha de vacinação, a cobertura vacinal no município é considerada baixa pela Secretária Municipal de Saúde (SMS).
A campanha de vacinação contra Influenza acontece em todo o país até o dia 31/05. Nesse primeiro momento apenas grupos prioritários recebem a vacina, que são Idosos de 60 anos ou mais, as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, asilados, moradores de rua entre outros.
Em Patos de Minas, segundo a SMS, a cobertura alcançou 32%, o que é considerado “muito baixo”. Em números, segundo a SMS, os grupos prioritários somam 66.500 pessoas e até o momento, no município, somente 19.000 doses foram aplicadas. O público-alvo que mais vacinou foram os idosos, com 38%, seguido das crianças, com 18% e gestantes, com 8%. Mesmo com o “Dia D de Multivacinação” que foi realizado no dia 13/04, a cobertura vacinal continua baixa.
Para vacinar, quem faz parte dos grupos prioritários, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima, portando o CPF e o comprovante de que pertence ao grupo prioritário. As salas de vacinas no município atendem de 8h às 16h.