Centro Integrado do Samu, Defesa Civil e Bombeiros de Patos de Minas ganha sistema digital

Os equipamentos foram instalados no CICCR na última sexta-feira (14).

Os equipamentos foram instalados no CICCR na última sexta-feira (14).

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que integra o Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil de Patos de Minas está completando 5 anos. Nesse período, mais de 130 mil chamados foram atendidos. E a partir de agora, o órgão terá um  sistema digital de atendimento para receber as demandas da população. Os equipamentos foram instalados no CICCR na última sexta-feira (14).

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR -  é responsável pelos atendimentos integrados à desastres de urgência e emergência, busca e salvamento e proteção e defesa civil, através dos telefones 193 do Corpo de Bombeiros, 192 do SAMU e 199 da Defesa Civil. O município de Patos de Minas e outros municípios do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro em parceria com esses órgãos  buscam alcançar cidades modelo para resiliência a desastres conforme as diretrizes e estratégias das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres.

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional –CICCR - é fundamental para a melhoria do atendimento dos serviços de urgência e emergência, tornando o Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro cada vez mais resiliente a desastres. Estima-se que o CICCR em Patos de Minas, desde que foi criado no ano de 2015, já recebeu mais de 130 mil ligações da comunidade e que mais de 68 mil ocorrências de urgência e emergência foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil de Patos de Minas neste período.

O novo sistema de transmissão via rádio instalado na última sexta-feira (14) vai dar mais alcance e maior clareza na comunicação das ocorrências. Com maior potência, o sistema promete um atendimento mais rápido e melhor a população de Patos de Minas e região. Num primeiro momento, o sistema foi instalado para o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e num segundo momento, será instalado também para o Samu.

O CICCR foi criado através da Lei Municipal nº 7169/2015, Lei Municipal nº 7371/2016 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 4452/2018, e tem como coordenador o segundo-tenente BM João Fernandes Caixeta. O centro está instalado na Avenida Marabá nº 901, Bairro Alto Caiçaras, nas dependências do Centro Clínico Universitário do UNIPAM, em convênio com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e integra, num mesmo espaço físico, a Defesa Civil de Patos de Minas, o Samu e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Nesse local, ainda funciona, em tempo real, os atendimentos pelos números de emergência 193 (CBMMG), 192 (Samu) e 199 (Defesa Civil) para melhor atender à população.

O órgão é responsável pela gestão de risco de desastres e gestão de desastres, além de atendimentos integrados operacionais de urgência e emergência relacionados ao atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento, socorro, prevenção, proteção e defesa civil no município.

Na região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, há ainda mais três centrais operativas via 192, localizadas nas sedes dos municípios de Unaí, Patrocínio e Paracatu, que são diretamente coordenadas pelo CICCR de Patos de Minas/MG, com área de abrangência do 12º Batalhão de Bombeiros Militar, que compreende um total de 33 municípios.

Segundo o Coordenador do CICCR, o próximo passo é a efetivação do Projeto AlertaPatos que vai emitir alertas para a prevenção de desastres.

Últimas Notícias

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais

Durante confraternização, CEMIL apresenta nova frota e cobra medidas contra a importação de leite

Veja mais

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais